Infodireito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Coimbra

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

Administração e Finanças

Ética e Deontologia

Ética e Deontologia dos ROC

Índice
Introdução 3
Considerações Gerais 4
Princípios Fundamentais 6
Ameaças e salvaguardas 8
Independência 13
Conclusão 18
Bibliografia 19

Introdução
O presente trabalho visa explicitar a condutaética e deontológica associada aos revisores oficiais de contas. Realizar-se-á uma análise profunda da temática em causa, desde a postura que estes devem assumir no exercício das funções, à forma como deve agir e proceder em determinadas circunstância que se pode deparar etc. Para o desenvolvimento deste tema será fulcral o código de ética dos ROC (revisores oficiais de contas) que constituirá aprincipal fonte de informação para o desenvolvimento do nosso tema. Depois de devidamente analisado apresentar-se-á as respectivas conclusões

Considerações Gerais

Previamente ao desenvolvimento específico do nosso tema de trabalho apresenta-se sumariamente a definição de ética e deontologia:
Ética - “Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética é o domínioda filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. Os princípios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante”
Deontologia - “O termo Deontologia surge das palavras gregas “déon, déontos” que significa dever e “lógos” que se traduzpor discurso ou tratado. Sendo assim, a deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional.”
Tomando agora o nosso tema em concreto a ética e deontológica pelo qual os ROC se devem reger encontra-se presentemente regulamentada no Código de Ética dos Revisores Oficiais de Contas aprovada em assembleia geral da Ordemdos Revisores Oficiais de Contas. O Código supra-referido apresenta os princípios fundamentais pelos qual os ROC se devem reger no exercício da suas funções, bem como uma estrutura conceptual para a sua aplicabilidade com a finalidade de, sinalizar as ameaças ao cumprimentos dos princípios fundamentais, estimar a importância das ameaças, responder de forma adequada às ameaças aplicando assalvaguardas necessárias, de modo a minimizar as ameaças para um grau admissível.
O referido código é aplicável a todos os profissionais que estejam inscritos na OROC (ordem dos revisores oficiais de contas), como revisores oficiais de contas independentemente dos cargos que ocupem na referida ordem.
Executem funções cooperantes em sociedades de revisores oficiais de contas, ou com revisores oficiais decontas, incluindo membros estagiários, independentemente da ligação contratual estabelecida
Sejam sócios os participantes de capital em sociedades de revisores oficiais de contas, e que não exerçam funções de revisores oficiais de contas

Os auditores devem em qualquer contexto no âmbito do desempenho da sua profissão pautar a sua atitude pelos princípios consagrados no código de ética daOROC (ordem dos revisores oficiais de contas), prestigiando e zelando pelo bom nome que esta ostenta.
Estes nunca deverão assumir de forma consciente qualquer tipo de compromisso quer relacionamento comercial quer actividade ou ocupação, que possa reduzir a objectividade, e integridade que a sua profissão acarreta.

No contexto em que os auditores desenvolvem a sua actividade podem dar origem aameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais pelo qual se devem reger.
Quando um auditor identificar ameaças deve apurar se estas estão a um nível aceitável e caso não estejam, aplicar as salvaguardadas ajustadas de modo a elimina-las ou diminui-las
O auditor deve aconselhar-se junto da Ordem quando se deparar com situações pouco comuns em que a utilização de um requisito específico...
tracking img