Influeêcia da cultura inglesa

423 palavras 2 páginas
Introdução

Por meio deste trabalho pretendemos mostrar a grande influência do inglês na cultura brasileira, na questão de livros, filmes, músicas, palavras emprestadas, alimentos e entre muitos outros. Abordaremos o assunto a partir da década de 70, pois foi permitido a importação de produtos, sem ser agrícolas, para o Brasil.

Desenvolvimento
O Brasil foi formado por escravos, índios e pessoas interessadas a fazer uma vida nova por aqui. Toda a influência cultural, de idiomas, costumes, foi trazida de fora; posteriormente fomos construindo nossa identidade verdadeiramente nacional.
Os Estados Unidos, depois da primeira guerra mundial, tinha a dominação de um processo chamado imperialismo cultural. Com os seus produtos em excesso os americanos começaram a exporta-los , aderindo uma nova concepção, de consumo e descarte.
Essas negociações desenvolveram laços culturais entre os países comerciantes. A presença do inglês na década de 50 foi ainda maior pelo fato das multinacionais serem introduzidas em território nacional que acabou passando uma impressão de desenvolvimento para nosso país. A influência americana se expandiu através da rádio, da tv, de revistas, de quadrinhos e do cinema, atualmente o inglês é a língua dominante principalmente nas industrias e nos negócios. Com a globalização eles também passaram a dominar o mercado de consumo, através das bebidas, cigarros, griffes e outros elementos como a coca-cola, Mcdonalds, jeans, tênis, camisetas, fast food, rock e filmes que tornam o símbolo da cultura mundial sendo marcado pelos americanos.
Um dos primeiros sintomas do poderio americano foi o idioma trazendo consigo expressões que passaram a ser usadas frequentemente no Brasil e permanecem até hoje, como hot dog, cheeseburger, notebook, estress, etc , sem contar as fábricas instaladas que mudaram os hábitos alimentares no Brasil e também as industrias automobilísticas que inovaram com seus modelos excepcionais.
Tudo que passava pelo EUA

Relacionados