Inflacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução
o presente tema tem como tema a inflação, dentro deste tema estaram patente o conceito de inflação, suas consequências, suas causas, também estará patente a relação entre a inflação o desemprego e finalmente darei a respectiva conclusão do trabalho. Na primeira parte vou definir o termo inflação como sendo o aumento contínuo e generalizada no nível dos preços de todos os bensproduzidos pela economia, depois darei as suas respectivas causa onde falarei entorno de Aumento dos lucros. Se a concorrência diminuir na economia, empresas podem aumentar os preços sem perder clientes; Aumento nos preços das matérias-primas, especialmente quando elas são muito usadas como insumos, como é o caso do petróleo. Como as causas, em geral, são mundiais, é muito difícil que um país consigacontornar esse tipo de inflação individualmente. E por fim, na ultima parte darei a respectiva conclusão.

O presente trabalho tem como objectivos
2 Objectivo geral
* Abordar e analisar o conceito de inflação e seus efeitos na economia;
2.1 Objectivos específicos
* Explicar os principais tipos de inflação são: Inflação de demanda, Inflação de custos, Hiperinflação, Espiral Inflacionaria;* Explicar a Diferença entre inflação e deflação, e tipos de inflação;
* Explicar as causas de inflação;
* Explicar as consequências da inflação;
* Explicar a relação entre inflação e desemprego
3. Inflação
Conceito
Segundo durnbush (2001) Inflação pode ser resumidamente definida com sendo o aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços, ocasionando a queda do valorda moeda e, consequentemente diminuindo seu poder de compra.
A inflação pode ocorrer quando acontece um aumento generalizado da demanda por algum serviço ou produto. A gasolina ou o diesel, por exemplo, se a procura por esses produtos aumentarem generalizadamente, a tendência é que seus preços sofram um aumento na mesma proporção, como estes são insumos para outros produtos e serviços, épossível que o preço de quase tudo aumente, causando uma inflação.

3.1 Deflação
Deflação é a redução do nível geral de preços e pode ser ocasionada pela baixa procura por um serviço ou bem de consumo, ou quando há muita oferta e pouca demanda. Esta situação obriga as empresas a reduzirem os preços dos seus produtos e serviços, colocando em risco seu faturamento e, em alguns momentos, ocasionandodemissão de trabalhadores, já que o ritmo de produção foi reduzido.
A deflação pode ser um dos ingredientes para a recessão. Como a demanda está baixa, o empresário irá reduzir os preços dos bens comercializados e, consequentemente irá reduzir também a produção deste bem. Isso ocasionará a demissão de funcionários, pois o ritmo de produção foi diminuído, fazendo com que sobre mão de obra. Essasituação em larga escala e com continuidade em relação ao tempo, leva a economia à  recessão, que é a diminuição do PIB.
3.2 Causas inflação
Segundo Stanford (1999) as causas para inflação são:
* Excesso de gasto. Ocorre quando consumidores e empresários aumentam gastos rapidamente, provavelmente com base em crédito, sem que haja quantidade suficiente de bens e serviços disponível. Os compradorespassam a competir pela oferta, que é escassa.
* Aumento de salários mais rápido do que da produtividade. Fica mais caro para a empresa produzir cada unidade e, ainda que o aumento seja justo, ela pode querer repassá-lo aos preços para não perder lucro. Isso pode ser mais fácil se não houver concorrentes.
* Aumento dos lucros. Se a concorrência diminuir na economia, empresas podem aumentar ospreços sem perder clientes.
* Aumento nos preços das matérias-primas, especialmente quando elas são muito usadas como insumos, como é o caso do petróleo. Como as causas, em geral, são mundiais, é muito difícil que um país consiga contornar esse tipo de inflação individualmente.
* Inércia. Em uma economia já tomada pela inflação ela pode se alimentar. É o que ocorre quando cada um...
tracking img