Infarto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENFERMAGEM

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2011

COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral – Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios –Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem – Prof. Fernanda A. Novelli Sanfelice

1 – APRESENTAÇÃO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO é parte importante e imprescindível da formação do profissional.Compreende-se que é o momento que o aluno dispõe para refletir e intervir no seu campo de atuação profissional com a supervisão didática de outros profissionais já formados e com experiência suficiente para a discussão e orientação. Entende-se por ESTÁGIO SUPERVISIONADO o conjunto de atividades de formação, pesquisa e prestação de serviços à comunidade que propicia ao aluno a compreensão darealidade escolar, a aquisição de competência para a intervenção adequada, a investigação e a vivência de projetos pedagógicos sustentados. Sendo assim, a prática do estágio supervisionado demanda uma série de atividades que, em conjunto, permitem ao aluno construir experiências significativas de aprendizagens e relacionar teoria e prática em situações reais de ensino. No Brasil, os estágios estãobaseados na lei nº 11788, de 25 de novembro de 2008 e devem proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem a ser planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares. Para organizar estas atividades, a Faculdade CERES disponibiliza a Coordenadoria de Estágio Supervisionado que tem como objetivo principal informar, orientar eacompanhar os alunos quanto à consecução dos estágios, bem como possibilitar discussões sobre a prática escolar. Esta Coordenadoria é composta por um professor coordenador, professores supervisores e dois auxiliares gerais disponíveis na Secretaria de Estágio da instituição. Desejamos que todos os nossos alunos realizem um estágio produtivo, rico em reflexões e experiências, construindo, assim, umprofissional sério e qualificado para atender as demandas sociais do século XXI.

2 – OBJETIVOS O estágio supervisionado tem os seguintes objetivos gerais para os alunos:      vivenciar na prática atividades teóricas que foram contempladas em sala de aula e com isso possibilitar uma maior reflexão do contexto teórico com a realidade prática nos diversos segmentos da Enfermagem; formarprofissionais com domínio sobre sua prática, com autonomia e capacidade de construir conhecimento pedagógico e tomar decisões; adquirir competências básicas para o exercício da profissão; observar e refletir sobre situações acadêmicas para compreender e atuar em situações contextualizadas; construir, colocar em uso e avaliar as competências essenciais ao seu exercício.

Para alcançar esses objetivosgerais, os alunos deverão, de acordo com o programa de estágio e prática clínica do curso:

     

Vivenciar na prática as técnicas inerentes à execução de procedimentos necessários à formação profissional; Legitimar o papel do profissional na equipe de enfermagem e equipe de saúde; Contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade; Formar umprofissional com concepção ampliada de saúde, com princípios que contemplam as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do processo saúde doença; Formar profissionais comprometidos com a vida humana em quaisquer condições, capaz de orientar e informar sobre hábitos, atitudes e medidas geradoras de melhores condições de vida e saúde. participar das atividades de estágio propostas pela Instituiçãoformadora.

3 – COORDENAÇÃO, SUPERVISÃO E MONITORIA O estágio supervisionado da FACERES possui uma coordenação geral e enfermeiros supervisores para cada etapa de estágio. A supervisão é parte integrante do estágio e tem o objetivo de organizar com os alunos os conhecimentos adquiridos; promover discussões sobre a prática vivenciada nas instituições de saúde e orientar os trabalhos desenvolvidos. Por...
tracking img