Infarto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Você deve saber o que é um infarto, mas provavelmente não sabe por que ele ocorre. Neste texto vamos explicar como surgem as obstruções das artérias coronárias e quais as opções de tratamento para o infarto e para a angina de peito.

Vamos começar com alguns conceitos básicos

Entendendo o que são artérias coronárias, miocárdio, isquemia e infarto

- As artérias que levam sangue paranutrir o miocárdio (músculos do coração) são chamadas de artérias coronárias. Nosso coração é vascularizado por duas artérias coronárias: artéria coronária esquerda e artéria coronária direita, que se ramificam inúmeras vezes de modo a cobrir todo o músculo cardíaco.

- Infarto significa morte (necrose) de um tecido por falta de suprimento sanguíneo. Muita gente associa imediatamente a palavrainfarto ao infarto do miocárdio, mas o infarto pode ocorrer em qualquer tecido ou órgão do corpo que sofra uma interrupção de seu aporte sanguíneo, como infarto cerebral, infarto pulmonar ou infarto intestinal, por exemplo.

O infarto do miocárdio, que é a necrose de uma parte do músculo cardíaco, ocorre quando uma das artérias coronárias, ou suas ramificações, sofrem uma obstrução, fazendo com que oaporte de sangue para uma determinada região do coração torne-se insuficiente.

Artérias coronárias
Antes de seguirmos em frente com o texto é preciso entender mais um conceito: a diferença entre infarto e isquemia.

- Isquemia é o é um estado pré-infarto, quando um tecido está recebendo menos sangue que o necessário, mas sufiente para ele não entrar em necrose. Quando há uma isquemia, otecido que está sofrendo irá morrer se o fluxo de sangue não for rapidamente restabelecido.

Um tecido isquêmico é um tecido em sofrimento, sob iminente risco de necrosar, enquanto que um tecido infartado é um tecido já morto, sem chances de recuperação.

Bom, entendidos estes conceitos, vamos então explicar por que uma artéria coronária pode ficar obstruída causando isquemia ou infarto domiocárdio.

Como ocorre o infarto do miocárdio?

Todo mundo já ouviu falar que o colesterol alto é um fator de risco para o infarto do miocárdio (leia: COLESTEROL BOM | COLESTEROL RUIM | TRIGLICERÍDEOS), o que é verdade, pois o excesso de colesterol no sangue faz com que placas de gordura se depositem nos vasos sanguíneos, um processo chamado de aterosclerose.

As placas de gordura ocupamespaço dentro do vaso, fazendo que o fluxo sanguíneo fique reduzido. Esse acúmulo de gordura nos vasos é assintomático até fases bem avançadas. Os sintomas só começam a surgir quando mais de 70-80% de uma artéria encontra-se obstruída. Esta ausência de sintomas até fases tardias ocorre por dois motivos: 1- quando estamos em repouso o coração não necessita de um fluxo muito elevado de sangue; 2- quandonecessário, as artérias conseguem dilatar aumentando temporariamente o fluxo sanguíneo que passa por elas.

Todavia, quando a obstrução começa a ficar muito grande, a artéria já não consegue se adaptar e a quantidade de sangue que chega ao músculo cardíaco passa a ser suficiente apenas quando o paciente está em repouso, tornado-se insuficiente quando o coração acelerar e precisa de um maioraporte de sangue. Neste momento surge a angina de peito, que é a dor causada pela isquemia do músculo cardíaco.

Tipicamente a angina é uma dor no peito que surge durante um esforço físico ou estresse emocional, momentos em que o músculo cardíaco exige um maior aporte de sangue. Portanto, a angina é o sintoma de uma isquemia que surge devido a incapacidade da artéria coronária parcialmenteobstruída em fornecer este fluxo extra de sangue que o coração demanda. Outra característica da angina é a sua melhora após alguns minutos de repouso. Quando o coração desacelera, passa a demandar menos sangue e a isquemia desaparece. Para saber mais sobre os sintomas da angina e do infarto, sugerimos a leitura de INFARTO DO MIOCÁRDIO E ANGINA| Sintomas.

O infarto surge quando a obstrução da artéria...
tracking img