Infanticidio indigena e direito a vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL

Kalini Martins Mangabeira
Professora: Iris Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharalelado em Serviço Social (SES 0043)
24/11/11

RESUMO

O Serviço Social no Brasil afirma-se como profissão, estreitamente integrado ao setor público em especial, diante da progressiva ampliação do controle e do âmbito de ação do Estado junto à sociedadecivil, além das organizações patronais privadas, de caráter empresarial, dedicadas às atividades produtivas propriamente ditas e à prestação de serviços sociais à população. A profissão se consolida, então, como parte integrante do aparato estatal e de empresas privadas, e o profissional, como um assalariado a serviço das mesmas. Assim, o Serviço Social frente a esta atuação tem todo um arcabouçoem sua formação para que possa realizar um trabalho eficiente junto aos cidadãos, pois vislumbra o indivíduo a partir de uma visão global, entendendo a importância da complexa rede social do ser humano. Contudo respeitando e preservando as identidades específicas de cada componente.

Palavras-chave: Institucionalização, relações sociais, saúde.

1 INTRODUÇÃO

Ao se analisar historicamente odesenvolvimento do Serviço Social no Brasil, pode-se reafirmar que a reprodução das relações sociais não se restringe à reprodução da força viva do trabalho e dos meios objetivos de produção mas da reprodução das forças produtivas e das relações de produção na sua globalidade, envolvendo, também, a reprodução da produção espiritual, isto é, das formas de consciência social.
Assim, a reproduçãodas relações sociais é a reprodução da totalidade do processo social, a reprodução de determinado modo de vida que envolve o cotidiano da vida em sociedade.
Trata-se, portanto, de uma totalidade concreta em movimento, em processo de estruturação permanente. Isso supõe, considerar a profissão do Serviço Social sob dois ângulos: como realidade vivida e representada na e pela consciência de seusagentes profissionais expressa pelo discurso teórico-ideológico sob o exercício profissional; a atuação do profissional como atividade socialmente determinada pelas circunstancias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional, o que condiciona e mesmo ultrapassa a vontade e/ou consciência de seus agentes individuais.
A inserção inicial do Serviço Social na área da saúdeaconteceu por volta dos anos de1930, período em que a política de saúde foi formulada e quando o Estado começa a criar políticas sociais em resposta às reivindicações dos trabalhadores.

2 O Histórico do Serviço Social

A reflexão teórica sobre o Serviço Social no movimento de reprodução da sociedade não se identifica com a defesa da tese unilateral que tende a acentuar, aprioristicamente, ocaráter “conservador” da profissão como esforço e apoio ao poder vigente, nem a tese oposta que sustenta o princípio da atividade transformadora ou revolucionária da atividade profissional (SETUBAL, 2007).
Dessa forma, o Serviço Social, como instituição componente da organização da sociedade, não pode fugir a realidade capitalista. As condições que peculiarizam o exercício profissional são umaconcretização dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade, em determinadas conjunturas históricas. Como as classes sociais fundamentais e suas personagens só existem em relação, pela mutua mediação entre elas, a atuação da Assistente Social é necessariamente polarizada pelos interesses de tais classes, tendendo a ser cooptada por aqueles que têm uma posição dominante (MOTA, 2000).
Nessecontexto, o Serviço Social atende, prioritariamente, uma demanda do capital ou do trabalho, tendo como suposto que estas forças contraditórias não se excluem do contexto profissional.
De acordo com Braga e Paula (1986, apud BRAVO, 2000, p. 55) a saúde pública foi predominante até meados dos anos 60, responsável pela promoção e prevenção, com ênfase nas campanhas sanitárias e criação de serviços de...
tracking img