Infancia x violencia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

DÉBORA NUNES DA SILVA










INFÂNCIA X VIOLÊNCIA INFANTIL





















Senhor do Bonfim/Bahia
março de 2010


débora nunes da silva
















INFÂNCIA X VIOLÊNCIA INFANTIL

I








Trabalhoapresentado ao Curso Superior de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina psicologia geraI.


Orientador: Profª. Lisnéia Aparecida Rampazzo




















Senhor do Bonfim/Bahia

Março de 2010








PESQUISA DO CONSELHO TUTELAR


Município: Senhor do Bonfim
Números de conselheirostutelar: 05
Números de casos ocorridos em 2009: 343
Situações de risco: negligência, agressão física e verbal, abuso, roubo, maus-tratos, rebeldia, evasão escolar, desaparecimento, discriminação racial, bebida, solicitação de passagem e peti.

Em relação a pesquisa o que mais me chamou a atenção, foi o fato de algumas situações de risco serem desconhecidas da população bonfinenseINTRODUÇÃO

A violência que aflige crianças e adolescentes na realidade brasileira é de tal forma importante, que mobiliza todos os setores da sociedade, já sendo reconhecida como relevante problema da saúde pública. Sendo essa violência: física, psicológica, sexual e negligência, podendo trazer consigo seus danos, os quais podem se agravaremfuturamente. Portanto, crianças que são vítimas de violência hoje, são os agressores de amanhã, pois quem convive nesse meio passa a acreditar que esse é normal. Mas tendo um acompanhamento familiar com pessoas capacitadas é possível reverter esse quadro, garantindo assim um futuro melhor.
No entanto, o objetivo do presente trabalho é apresentar de forma sucinta os principais tipos deviolência que são praticados contra crianças e adolescentes chamando a atenção para a vivência de uma infância saudável no desenvolvimento do futuro adulto e em possíveis consequências de tais atos cometidos.





DESENVOLVIMENTO

A violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Sendo o uso excessivo da força além do necessário ou esperado. A agressão contracrianças está presente em diferentes culturas, classes sociais, independentes de sexo ou étnia, podendo serem vítimas cotidianas da violência doméstica, sendo este um fenômeno universal e endêmico.


Violência física é o uso da força ou atos da omissão praticados pelos pais ou responsáveis com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns: muros, tapas,agressões, queimaduras, ponta pés e espancamento podendo chegar à morte.
Os agressores que praticam esses atos se esquecem que as crianças são seres indefesas e que possuem direitos estes são: cuidados adequados, à educação, de ser protegido contra exploração, lazer e por fim de exprimir a sua própria opinião. Mas o que acontece frequentemente é o contrário, pois os direitos nem sempre são respeitadospor se tratarem de crianças. Algumas delas são agredidas por pessoas que não tem vínculo familiar, como no caso de babás, essas que tem como responsabilidade de cuidar das crianças e passa a agredir sem motivos reais. Um outro exemplo vem da própria família,ou seja, os geradores da vida “pais”. Esses são responsáveis para educação e orientação de seus filhos,mas por motivos banais acabam machucando,descontando nos filhos todas as frustrações e dificuldades que passam ou passaram, sofridos por seus pais, esse mal passando assim de pai para filho. Pois os pais são a primeira referência de vida que as crianças possuem. Com certeza, a forma como esses agirem e se comportarem assim agirá o filho, se o pai oferecer diálogo, colocar para o filho que em qualquer situação a família irá apoiá-lo...
tracking img