Crimes ciberneticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é crime cibernético?


Segundo Guimarães e Furlaneto Neto (2003), significa “qualquer conduta ilegal, não ética, ou não autorizada que envolva o processamento automático de dados e/ou transmissão de dados”.
A Symantec (Norton) o define como qualquer delito em que tenha sido utilizado um computador, uma rede ou um dispositivo de hardware. O computador ou dispositivo pode ser o agente, ofacilitador ou a vítima do crime. O delito pode ocorrer apenas no computador, bem como em outras localizações.
A partir dessas definições o crime cibernético é algo muito amplo. Compreender essa ampla variedade de crimes é importante visto que os diferentes tipos de delitos requerem atitudes diferentes.



Como tudo começou.

Antes mesmo dos crimes por computadores, tudo começou com ospiratas telefônicos, que usavam um apito para conseguir driblar os mecanismos telefônicos e fazer ligações de graça.
Um dos pioneiros nessa pratica é o engenheiro eletronico John Draper que aprendeu sobre essa patica com seu amigo Denny Teresi.
Steve Wosniak co-fundador da Apple conheceu o as façanhas de John por uma reportagem na revista Esquire escrita por Ron Rosenbaun. Após isso com odesenvolvimento da computação Esteve começou a desenvolver um computador pessoal. Com a evolução dos computadores pessoais surgiu a internet, onde algumas empresas e instituições governamentais começaram a conectar os computadores aos telefones, assim começaram a surgir as invasões computacionais.




Curta Historia dos Vírus

A historia do vírus nos leva ao final da década de 40. As primeirasteorias sobre programas auto-reproduzíveis foram desenvolvidas nessa época, passados 30 anos depois é possível ver os primeiros vírus “à solta”, ou “in the wild”, como se diz em inglês.
Os primeiros vírus chamados 1,2 e 3 para a surpresa de alguns usuários afetavam maquinas Apple II e eram disseminados por jogos pirateados. Outro nome dado ao primeiro desses vírus é Elk Cloner, que exibia um poemana tela.
No fim do ano de 1983, o primeiro vírus experimental documentado começou a ser desenvolvido pelo engenheiro Fred Cohen, para apresentação em um seminário sobre segurança da computação. O programa foi desenvolvido em um sistema Unix, e o termo biológico passou a ser usado para esse tipo de software. Cohen é ate hoje considerado o “pai dos vírus de computador”.
O primeiro vírus paraMS-DOS, batizado de “Brain”, surgiu em 1986, este vírus infectava apenas disquetes e ocupava todo espaço disponível no disco. Qualquer disquete inserido na maquina infectada era afetado. Esse vírus mostrava o espaço ocupado por ele no disco como disponível o que o tornava invisível. Nesse mesmo ano o surge o primeiro cavalo de tróia conhecido como PC-Write.
Em 1987, os vírus começaram a causar grandeproblema para administradores de sistema. O Lehigh foi o primeiro a infectar o command.com, um software básico do sistema DOS, e o Suriv-02 infectava arquivos executáveis os conhecidos.exe. Suriv(vírus escrito ao contrário) era uma serie que culminaria no Jerusalém, ativado toda sexta feira 13, que apagava qualquer arquivo acessado nesses dias. Ao lado destas pragas, um programa que se replicavarapidamente, cerca de 500 mil copias por hora, batizado de Christmas, atingiu grandes computadores da IBM.
Os Macintosh começaram a ser atingidos em 1988, pelo vírus MacMag. O primeiro “worm” pela internet, chamado de Morris também foi lançado nesse ano, paralisando vários computadores. Devido a isso foi criado nos Estados Unitos o primeiro CERT (Computer Emergency Response Team), centro deresposta rápida a incidentes desse tipo. Varias revistas começaram a dar atenção ao problema.
Golpes por meio de programas começaram a circular no ano seguinte. Em 1989, um software supostamente com informações sobre a AIDS criptografava o disco rígido ao ser instalado. A chave para recuperar os dados era fornecida por meio de pagamento de um certo valor ao autor.
No mesmo ano surgiu o primeiro livro...
tracking img