Infancia missionaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFÂNCIA MISSIONÁRIA - Diretrizes e Orientações


INTRODUÇÃO

Infância Missionária!
Todos sabemos o que é infância. É a primeira etapa da vida de todas as pessoas. A criança é o grande tesouro que Deus confiou à humanidade porque é uma vida a ser desenvolvida. É sempre o símbolo vivo de uma nova criação.
É na infância que se firmam as bases para uma juventude e vida adulta saudáveis.As necessidades do crescimento da vida em Deus e da vocação cristã missionária estão intimamente entrelaçadas com o desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social da personalidade da criança.

E missionária?
Vem de missão. Quer dizer enviado para realizar uma ação, uma tarefa. Mas, antes de ser enviada a pessoa é convidada, é chamada.
Na Bíblia encontramos muitas pessoas que foramchamadas e enviadas: Abraão, Moisés, Elias, Samuel, Davi, Ester, Débora, Ana, Isaias, Jeremias, Ezequiel, os profetas todos. Também os Anjos: o Anjo Gabriel foi enviado por Deus para anunciar a Maria que foi escolhida para ser mãe de Jesus.
Mas o grande Missionário, o Enviado por Deus Pai, é Jesus. “Deus nos amou tanto que nos entregou o seu Filho único” (Jo 3,16).O próprio Jesus confirma: “Saído Pai e vim ao mundo” (Jo 16,28). “Fui enviado para anunciar o Reino de Deus” (Lc 4,43).
Esta missão recebida do Pai, Jesus a comunicou a todos os seus discípulos e discípulas e a todos os seus seguidores e seguidoras.

Quando?
Durante a sua vida e, em toda a sua plenitude, depois da sua ressurreição: “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 20,21). Antes de subir ao céudisse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,18-20).

Então, o que é Missão?
Missão, antes de ser uma tarefa a realizar, é vida a servivida. Antes de sermos enviados para fazer missão, devemos existir e viver a vida em comunhão, no amor. Fomos criados à imagem de Deus para viver a mesma comunhão e amor que existe na Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo.
Jesus primeiro chamou as pessoas - os Apóstolos, discípulos e discípulas - para segui-lo. Só depois os enviou em missão.
- Onde moras, perguntaram os primeirosdiscípulos.
- Jesus disse-lhes: “Vinde e vede!” Então eles foram e viram onde Jesus morava e permaneceram com ele aquele dia (Jo 1,38-39).
Só depois de terem conhecido Jesus, vivido com Ele e visto o que Ele fazia e como fazia, como amava e acolhia a todos, os apóstolos e os discípulos foram enviados em missão. VINDE, VEDE E ANUNCIAI. Este foi o lema do 5º Congresso Missionário Latino-Americano - COMLA5, realizado em julho de 1995, em Belo Horizonte - MG.
Jesus fez assim com todos. Também com as crianças: “Deixai vir a mim as crianças; não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo, quem não acolhe o Reino de Deus como uma criança, nele não entrará” (Lc 18,16-17; cf, Mt 19,14; Mc 10,13). “Em verdade eu vos digo: se não mudardes e não vos tornardes como as crianças, nãoentrareis no Reino dos céus” (Mt 18,3-4).
A Infância Missionária é esta “Escola de Jesus” que ensina aos meninos e meninas viver como Jesus viveu. Praticar o amor e a comunhão com Deus, com os irmãos e irmãs e respeitar todos os seres criados.
Então podemos dizer: Missão é realizar o que Jesus nos pediu antes de subir ao céu: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc16,15).
Quem realmente encontrou Jesus, viu onde Ele mora, permanece unido a Ele, não consegue viver sem falar de Jesus, do amor de Deus Pai e do Espírito Santo.
O menino e a menina da Infância Missionária anunciam Jesus com palavras. Mas, antes disso, mostram com sua vida, com suas atitudes, pelo serviço fraterno e solidário que são amigos de Jesus.
Ser missionário, missionária é seguir...
tracking img