Gargalos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


1. INDICAÇÃO DO PROJETO




As organizações precisam se adequar às mudanças que ocorrem no mundo para que se tornarem competitivas. Há um tempo, muitos produtos que eram somente acessíveis aos grupos com maior poder aquisitivo hoje são apresentados com preços mais em conta para os outros grupos, com isso, a demanda de mercado aumenta o que causa mudança também noritmo de produção das organizações. Essas mudanças são positivas para as organizações, pois serão necessárias implantações de novas sistemáticas de trabalho. Essa sistemática deve ser bem planejada, evitando sempre que as interrupções do processo (gargalos) não influenciem negativamente a eficiência da produção.

Para que as metas de vendas, de produção e de atendimento aos clientes, sejamalcançadas deve existir uma combinação de esforços individuais, que os colaboradores mudem também juntamente com as organizações, que tenham por finalidade realizar propósitos coletivos funcionando como base contínua para alcançar um objetivo e ser uma empresa competitiva no mercado onde existem concorrências.

O trabalho apresentado contribuirá acerca do tema abordado destacando que asorganizações devem estudar analisar e estarem sempre envolvidas em detectar os gargalos existentes nos processos produtivos, pois todos os processos que envolvem produção de bens ou serviços estão sujeitos a sofrerem interrupções nos fluxos dos processos. Toda uma cadeia de suprimentos poderá ser afetada se um gargalo não for detectado e corrigido a tempo da organização não sofrer as perdas dacompetitividade e queda na eficiência e eficácia dos processos organizacionais.

Muitas são as contribuições para o estudante e a sociedade ao executar um trabalho desse porte, pois conduz a realizar pesquisas, utilizar métodos acadêmicos, proporciona um maior desenvolvimento profissional e intelectual, e está envolvido num tema que é de grande importância para qualquer organização queoferecem bens a um mercado exigente, é essencial que se estude e sejam tomadas ações corretas e adequadas para solucionar os gargalos.



2. QUESTÃO PROBLEMA


Como o estudo dos gargalos da empresa X contribui para a eficiência do processo produtivo da mesma?


1.1.3 HIPÓTESE


Uma empresa que estuda os gargalos do seu processo produtivo está apta a fazer as devidascorreções e ajustes necessários na produção, evitando perdas de matéria-prima, tempo de trabalho, ociosidades do processo não atrapalhando as próximas etapas do sistema, diminuição dos custos e atendimento a clientes no tempo estabelecido, sem perdas de credibilidade e confiabilidade. Além disso, a empresa que se preocupa em analisar e corrigir os gargalos existentes terá vantagens competitivas emrelação a seus concorrentes e eficiência elevada do processo produtivo.


1.1.4 OBJETIVO GERAL


Analisar os estudos dos gargalos no processo produtivo da empresa X e a sua contribuição para a eficiência do processo da Empresa estudada.


1.1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Discorrer sobre os fundamentos de planejamento de produção;
• Descrever o fluxo de processo daempresa em análise;
• Verificar a capacidade produtiva da empresa X;
• Estudar conceitos e tipos de gargalos de processo;
• Verificar a importância de estudar os gargalos num processo produtivo.

1.1.6 JUSTIFICATIVA

As indústrias ou empresas estão sempre sujeitas a interrupção em seu processo produtivo, restrições que são denominadas gargalos de produção ouestrangulamentos (CARVALHO, 2004). De acordo com o autor, os gargalos vêm sendo alvo de estudo minucioso, análises vêm sendo feitas em seus processos. Esses estudos e análises são realizados com mais critério pelo fato de serem pontos críticos do sistema, (...) além de ser o ponto de estrangulamento que dita o nível de produção diária, o cumprimento de certas metas no nível da constituição de estoques, o...
tracking img