Industria sucroalcooleira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativa de Resenha
ANDRÉ COLARES FIGUEIREDO – ECONOMIA - NOITE

Desenvolvimento da indústria sucroalcooleira

Desde a implantação do Proálcool a industria sucroalcooleiro não tem umdestaque no contexto nacional como vem tendo nos últimos anos. Isso é devido a grande demanda existente pelo etanol, que se trata de uma forma de energia alternativa ao consumo de combustíveisfósseis.
No Brasil é nítido o desenvolvimento dessa indústria, que pode ser visto com o aumento relevante das áreas cultivadas de cana de açúcar e da grande implementação de máquinas e equipamentos nasusinas alcooleiras.
Com o grande desenvolvimento dessa indústria o que se pode perguntar é sobre o impacto que isso pode ter no caráter social e econômico do país. Sem dúvidas nenhuma em setratando de uma economia em constante expansão, a indústria sucroalcooleira anda em passos largos para atender a demanda mundial contribuindo assim por uma parcela considerável para o aumento do PIBnacional em que ada vez essa forma de energia limpa é mais desejada por países desenvolvidos, principalmente devido a se adequarem a um desenvolvimento sustentável e também para um dia serem menosdependentes do petróleo.
Grandes regiões brasileira, como a do triangulo mineiro por exemplo, já sentem o reflexo do desenvolvimento da industria sucroalcooleira, com a valorização das terras paracultivo devido ao grande número de industrias ali instaladas. O desenvolvimento das cidades é notório. Mas em contradição a esse desenvolvimento vem a questão social, pois a cana, matéria prima daindustria sucroalcooleira, antes era cortada em sua totalidade por força humana através dos chamados “bóias-frias” que viam de todas as partes do país, principalmente da região nordeste , para trabalharemnos canaviais onde por ali permaneciam por todo o período de safra da cana que podia durar até seis meses de colheita. Mas com a chegada rápida das máquinas colheitadeiras e de outros equipamentos...
tracking img