Industria pellets

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – SCA























PROJETO TÉCNICO DE IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA DE PELETES





















CURITIBA
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – SCA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA FLORESTAL – DETF
CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIALMADEIREIRA – CEIM




Anna Beatriz Bencke Brandão
Rodrigo Simetti
Tatiane de Carvalho Santos













PROJETO TÉCNICO DE IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA DE PELETES


Trabalho apresentado ao Prof. Dr. João Carlos Garzel Leodoro da Silva na disciplina AE-046 – Administração da Produção de Empresas Madeireiras. Departamento de Engenharia eTecnologia Florestal do curso de Engenharia Industrial Madeireira do Setor de Ciências Agrárias – SCA. da Universidade Federal do Paraná - UFPR.









CURITIBA/ PARANÁ
Dezembro 2011

SUMÁRIO
Pág.



1. INTRODUÇÃO

O estudo realizou o levantamento da viabilidade de implantação de uma empresa fabricante de peletes,direcionado ao mercado interno.
O uso de biomassa florestal para a obtenção de energia é uma atividade antiga na humanidade e hoje, devido à questões ambientais, há bastante questionamento sobre o uso de fontes energéticas renováveis em comparação com os recursos não-renováveis. Devido à necessidade de se escolher mecanismos mais viáveis para o processamento de biomassa, surgiram opções dedensificação, como a produção de briquetes e peletes. Este estudo teve como objetivo caracterizar a estrutura para produção de peletes em uma indústria localizada na região metropolitana de Curitiba-PR, apresentando a biomassa utilizada, o processo, os investimentos necessários, o mercado para comercialização e as normas de qualidade utilizadas. Os dados obtidos revelaram que o materialutilizado é a bracatinga (Mimosa scrabella, Bentham), e para seu processamento é necessário prévia picagem, secagem até 10% de umidade e moagem das partículas na média de 2 a 4 mm. O investimento total para a instalação da planta de peletização foi, em média de R$ 5,9 milhões e o preço de venda gira em torno de R$ 380,00/ton. Todo o material fabricado visa exportação, primordialmente, e também ao mercadointerno. [DIMAS]
Devido a necessidade de se escolher um mecanismo mais viável para a conversão da biomassa em energia, surgiram tecnologias que possibilitaram a fabricação industrial de briquetes e peletes. Estas tecnologias consistem na compactação de partículas soltas, que através da pressão se transformam em corpos densos, com dimensões definidas. Este material possui diversasvantagens com relação ao material convencional, que abrange desde poder
calorífico maior até mais facilidades em transporte e armazenamento.
A indústria de peletes vem sendo apresentada como via para a industrialização de madeira e de resíduos, principalmente para exportação. O Brasil não possui tradição neste segmento, daí a importância de se apresentar um projeto para peletização de biomassaflorestal.
Neste estudo será utilizado o termo peletes, tradução do inglês “pellets”, visto que é um tema que vem sendo estudado com bastante freqüência, possuindo forte tendência de expansão no Brasil.
2. . OBJETIVOS


Este trabalho teve como objetivo caracterizar a estrutura para produção de peletes em uma única empresa, tendo como objetivos específicos, os seguintes:
- caracterizara biomassa utilizada para a produção dos peletes;
- descrever o processo de peletização de material florestal;
-avaliar a localização onde será implantada a indústria;
- avaliar investimento necessário e mercado para o produto;
- avaliar as normas de qualidade para a comercialização de peletes;
-avaliar a viabilidade do projeto relacionando mercado, tecnologia, e investimento financeiro....
tracking img