Indio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS





ANDRESSA













ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO















Cornélio Procópio
2011









ANDRESSA

















ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO









Trabalho apresentadoao curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplinas Ciências Contábeis









Cornélio Procópio
2011

SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO ...4

2. ROTINAS TRABALHISTA 5

2.1 Contribuição Sindical 5

2.2 Descontos de INSS e IRRF dos empregados 6

2.3 Faltas 7

2.4 Horas Extras 7

2.5 Pagamentos de Desconto de RSR 8

2.6 EncargosSociais – INSS parte da Empresa e FGTS 8

3. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 9

4. PROCESSO CONTÁBIL 10

4.1 Lançamentos contábeis no livro diário 11

4.2 Lançamentos Contábeis livro Razão 12

4.3 Balancete de Verificação 12

5. JUROS COMPoSTOS 13

5.1 Taxas de juros nominais 13

5.2 Taxas de juros efetivas 13

5.3 Taxas de juros Proporcionais 13

5.4 Taxas Equivalentes 14

6.ANáLISE MERCaDOLÓGICA REGIONAL 14

6.1 Análise de Mercado 15

6.2 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado 15

6.2 eSTRURA DE MERCADO 17

7.CONCLUSÃO 18















1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a pretensão de ser um tratado sobre as rotinas trabalhistas. Processo Contábil; Juros Compostos; Análise mercadológica Regional. Conceitos importantes paraconhecimentos de ambas as partes, empresas e empregados.
As questões trabalhistas de uma empresa, em especial aquelas em que o passivo se desenvolve no dia a dia, até pelo desconhecimento do empresário ou de prepostos com funções gestoras, como gerentes e supervisores, e que acabam, para surpresa de todos, desaguando em discussão na Justiça do Trabalho.
Por isso, éimportante que a empresa verifique, detecte, e regularize, preventivamente, as inconsistências encontradas, que são constatadas através de profissional qualificado, que irá orientar o empresário sobre eventual regularização ou manutenção dos procedimentos utilizados pela empresa no dia a dia com seus funcionários. No caso, este profissional, em entrevista com o empresário e munido de um roteiro deperguntas, questiona o empregador sobre a rotina trabalhista e a relação entre empregador x empregado, abordando diversos assuntos, atendendo sempre a peculiaridade de cada empresa.
Contribuição Sindical é devida pelo empregado a contribuição de 01 dia de trabalho no exercício anual de sua atividade, normalmente ocorre o desconto em março de cada ano, porém caso não tenha sidodescontada deverá ser feita no mês seguinte à admissão.












DESENSOLVIMENTO

2. ROTINAS TRABALHISTAS

São Rotinas do dia-a-dia do Departamento Pessoal de uma empresa ou Escritório de Contabilidade, as partes integrantes da construção de relação da empresa com seus funcionários. O assunto sobre Leis Trabalhistas envolve várias partes como, por exemplo, Ministériodo Trabalho, Previdência Social, sindicatos patronais e sindicatos de funcionários, entre outros, visando orientar os profissionais evitando conflitos e processos trabalhistas.
2.1 Contribuição Sindical

Está prevista no artigo 578 e seguintes da CLT e seu recolhimento é obrigatório, devendo ser pago anualmente. O empregado contribui com valor correspondente a um dia de saláriopor ano, cabendo ao empregador o seu desconto e recolhimento ao sindicato respectivo da categoria profissional. Os empregadores pagam importância proporcional ao capital social da pessoa jurídica. Inexistindo sindicato, a contribuição será creditada à Federação correspondente à mesma categoria econômica ou profissional.
A recorrente não discutia a obrigatoriedade do pagamento da...
tracking img