Indicadores quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto São Gabriel - Insaga

Indicadores químicos

POR

Elenir Alves

Trabalho apresentado à Susanne Elero
Para a conclusão do curso no
Instituto São Gabriel – Insaga.

Curitiba
21/08/11
Introdução:

Como ciência, a esterilização possui menos de duzentos anos de descoberta. Com a descoberta da bactéria e a busca da morte microbiana tornou-se consequentemente no processo deesterilização. Até o inicio da década de 40, a limpeza, preparo e armazenamento dos materiais era realizado pela equipe de enfermagem das próprias unidades. A dinâmica do serviço era descentralizada na década de 50, surgiram os centros de materiais parcialmente centralizados e a CME semi-centralizada na qual parte dos instrumentos e materiais começou a serem preparados e esterilizados. Cadaunidade preparava seus materiais e encaminhava para serem esterilizados em um único local.

Com o avanço tecnológico e a evolução do edifício hospitalar, especialmente na CME a partir do século XX – surgiu à necessidade de um aprimoramento das técnicas e dos processos de limpeza, preparo esterilização e armazenamento de materiais e roupas. Como consequência, a CME torna – se centralizada, com asupervisão de um enfermeiro e passa a ser definida como uma unidade de apoio técnico a toda a unidade assistenciais, responsável pelo processamento dos materiais, como instrumental e roupas cirúrgicas e a esterilização dos mesmos.

A implantação de centrais distritais de materiais esterilizados é uma realidade nos grandes centros. No município de Belo Horizonte, as centrais Distritais demateriais esterilizados foi um grande avanço, segundo o manual de normas e técnicas deste município, em alguns distritos em que as centrais ainda não haviam sido instaladas utilizavam panelas de pressão para o processo descontaminação de material separação e lavagem de material preparo de roupas e material esterilização guarda e distribuição, a barreira física que delimita a área suja e contaminada daárea limpa minimizando a entrada de micro-organismos externos.
Esterilização

É o processo que promove a eliminação de micro-organismos viáveis de artigos utilizados odontologia e também medicina em hospitais de tal modo que não seja possível mais possível detectá-los no meio de cultura padrão. Promove a redução de micro-organismos e, consequentemente, a possibilidade de causarem infecção atravésdo uso de artigos contaminados. O artigo é considerado estéril quando a probabilidade de sobrevivência dos micro-organismos. Para tal é necessário equipamentos específicos como veremos a seguir.

Autoclaves

São equipamentos que utilizam vapor saturado sob pressão, com 100% de umidade relativa, estando à água entre as formas liquidas e gasosa. Este vapor é o ideal para o processo deesterilização. Neste método, a estrutura celular dos micro-organismos é desorganizada pela combinação da temperatura, pressão e umidade, levando a destruição dos mesmos. Não são condições ideais o excesso de água (vapor úmido) demonstrado por pacotes molhados, e o excesso de calor (vapor aquecido) com perda da umidade, pois ambas comprometem a esterilização. É importante lembrar que a esterilização a vaporenvolve várias etapas e parâmetros que devem ser monitorados constantemente. Para isso, o processo deve ser validado através da verificação prática e documentado do desempenho do equipamento e do processo.

Validação

É o procedimento documentado que torna legitimo o processo de esterilização.
Visa garantir que este seja realizado sempre da mesma forma e com a mesma qualidade. Assim temoscomo mensurar tal quantidade de acordo com um padrão já estabelecido.

Controle de qualidade dos materiais cirúrgicos

Os controles dos materiais são efetuados através de fichas de controle físico financeiro. Na sala de materiais a estocagem deve ser por ordem alfabética de grupo de material obedecendo a uma ordem rigorosa em cada grupo da seguinte maneira: armazenamento de material...
tracking img