1

FENOMENOLOGIA E ONTOLOGIA NO PENSAMENTO DE LÉVINAS Romulo Alessandro Ribeiro 1

Resumo O presente artigo constitui o primeiro capítulo de um projeto de TCC 2 intitulado: A subjetividade abertaao acolhimento do Outro em Lévinas que tem como objetivo perseguir o caminho percorrido pelo filósofo lituano-francês Emmanuel Lévinas em sua busca por fundamentar uma nova abordagem dasubjetividade, descobrindo uma dimensão no Eu egoísta que permite a Hospitalidade e o consequente ser-para-o-Outro. Para tanto, julgou-se de fundamental importância explorar as influências de dois dos maioresnomes da filosofia no século XX: Edmund Husserl e Martin Heidegger – que foram também seus mestres – na construção do edifício filosófico de Lévinas e o modo como ele se apropriou da Fenomenologia e daOntologia Fundamental para tal empreendimento. Não deixando, é claro, de acenar para alguns dos pontos que motivaram a posterior ruptura com seus mestres. É preciso registrar antes que em nenhum momentoLévinas pretendeu superar seus mestres ou dar uma prova contundente de que o legado filosófico dos mesmos é dispensável (E nem o poderia!). Pelo contrário, Lévinas em várias passagens de seus textos,ou respondendo a entrevistas, não deixou de tornar público a dívida e a admiração por aqueles que lhe deram “o sentido de se trabalhar concretamente em filosofia”. Por fim, não se tem a pretensão deoferecer aqui um dossiê completo sobre as idas e vindas de Lévinas na Fenomenologia de Husserl e na Ontologia Fundamental de Heidegger, mas apenas a tentativa de tornar um pouco mais clara a – pormuitos considerada obscura – linguagem utilizada por Lévinas. Resumen Este artículo es el primer capítulo de un proyecto de trabajo del conclusión del curso titulado: La subjetividad abierta a la acogidadel otro en Levinas que pretende seguir el camino de apoyo del filósofo lituano-francés Emmanuel Levinas en su búsqueda de un nuevo
1 2

Graduando do 5º período do curso de Filosofia do Centro... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 01). Fenomenologia e ontologia no pensamento de lévinas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fenomenologia-e-Ontologia-No-Pensamento-De/130810.html

MLA

"Fenomenologia e ontologia no pensamento de lévinas" TrabalhosFeitos.com. 01 2012. 2012. 01 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fenomenologia-e-Ontologia-No-Pensamento-De/130810.html>.

MLA 7

"Fenomenologia e ontologia no pensamento de lévinas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 01 2012. Web. 01 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fenomenologia-e-Ontologia-No-Pensamento-De/130810.html>.

CHICAGO

"Fenomenologia e ontologia no pensamento de lévinas." TrabalhosFeitos.com. 01, 2012. Acessado 01, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fenomenologia-e-Ontologia-No-Pensamento-De/130810.html.