india

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
India
Governo e Constituição
Quadro constitucional
Os arquitetos da constituição da Índia, embora com base em várias fontes externas, foram mais fortemente influenciada pelo modelo britânico da democracia parlamentar. Além disso, foram adotadas uma série de princípios da Constituição dos Estados Unidos da América, incluindo a separação de poderes entre os principais ramos do governo, oestabelecimento de um tribunal superior, e a adoção, ainda que de forma modificada, de uma estrutura federal (uma divisão constitucional de poderes entre a União (central) e governos estaduais). Os detalhes mecânicos para executar o governo central, no entanto, foram em grande parte herdada do Ato do Governo da Índia de 1935, aprovada pelo Parlamento Britânico, que serviu de constituição da Índia nosúltimos dias de domínio colonial britânico.
A nova Constituição promulgada em 26 de janeiro de 1950, proclamou a Índia 'uma república democrática secular socialista. Com 395 artigos, 10 (mais tarde 12) horários (cada um esclarecendo e expansão de uma série de artigos), e mais de 90 alterações, é uma das constituições mais longas e mais detalhadas do mundo. A Constituição inclui uma lista detalhadados ´direitos fundamentais" do cidadão.
O restante da Constituição descreve em grande detalhe a organização, competência e forma de funcionamento da união (central) e os governos estaduais. Ele também inclui disposições para proteger os direitos e promover os interesses de certas classes de cidadãos (por exemplo, grupos sociais desfavorecidos, oficialmente designado como "castas" e "TribosAgendadas ') e o processo de emenda constitucional. A especificidade extraordinária de constituição da Índia é tal que alterações, que a média de quase dois por ano, têm sido frequentemente obrigados a lidar que emite que em outros países seria tratado pela legislação de rotina. Com poucas exceções, a passagem de uma emenda requer apenas uma maioria simples de ambas as casas do parlamento, mas estamaioria deve formar dois terços dos membros presentes e votantes.

Estrutura constitucional
As três lista contidas em sétimo na constituição detalham as áreas em que a União e os governos estaduais poderão legislar. A lista união descreve as áreas em que o governo de união tem autoridade exclusiva, que incluem política externa, defesa, comunicações, moeda, a tributação sobre as empresas e osrendimentos não agrícolas e ferrovias. Os governos estaduais têm a competência exclusiva para legislar sobre assuntos como a lei e a ordem, saúde pública e saneamento, o governo local, jogos e apostas, e os impostos sobre a renda agrícola, entretenimento e bebidas alcoólicas. Os itens da lista concorrente incluem aqueles em que os governos, tanto o Governo da União e do Estado podem legislar, emborauma lei de união geralmente prevalece; entre essas áreas são direito penal, casamento e divórcio, contratos, planejamento econômico e social, o controle da população e planejamento familiar, sindicatos, segurança social e educação. As questões que exigem uma legislação que não são especificamente coberto de poderes enumerados encontram-se dentro do domínio exclusivo do governo central.

Governo daUnião
Os três ramos do governo de união são alteradas com responsabilidades diferentes, mas a Constituição também oferece um bom grau de interdependência. O poder executivo composto pelo presidente, vice-presidente, e um Conselho de Ministros, liderado pelo primeiro-ministro. Dentro do Poder Legislativo são as duas casas do parlamento, a câmara baixa, ou Lok Sabha (Casa do Povo), e a câmaraalta, ou Rajya Sabha (Conselho dos Estados). O presidente da Índia também é considerado parte do parlamento. No ápice do Poder Judiciário é o Supremo Tribunal, cujas decisões são vinculativas para os tribunais superiores e inferiores dos governos estaduais.

Burocracia
O funcionamento do dia-a-dia do governo é realizada pelos ministérios permanentes e outras agências de serviço público. Estes...
tracking img