India

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A civilização do Vale do Indu, uma das mais antigas do mundo, floresceu durante o terceiro e segundo milénios A.C. e estendeu-se para o noroeste da Índia. Tribos Arianas do noroestese infiltraram no subcontinente indiano por volta de 1500 A.C; a sua fusão com os antigos habitantes criou a cultura indiana clássica.
O império Maurya do quarto e terceiro século A.C.- que atingiuo seu apogeu sob ASHOKA - uniu do sul da Ásia. A Idade de Ouro iniciada com a dinastia Gupta (do quarto ao sexto séculos D.C.) presenciou o crescimento da ciência indiana, arte e cultura. O Islã seespalhou por todo o subcontinente durante um período de 700 anos.
Nos séculos 10 e 11, turcos e afegãos invadiram a Índia e estabeleceram o sultanato de Delhi. No início do século 16, o imperadorBabur estabeleceu a dinastia Mughal, que governou a Índia por mais de três séculos. Exploradores europeus começaram a constituir pontos de apoio no país durante o século 16. Por volta do século 19, aGrã-Bretanha tornou-se o poder político dominante no subcontinente.
O exército britânico na Índia desempenhou um papel fundamental em ambas as Guerras Mundiais. A resistência pacífica ao domíniobritânico, liderado por Mahatma Gandhi e JawaharlalNehru, finalmente,causou a independência em 1947.
A violência comunitária levou a partição sangrenta do subcontinente, o que resultou na criação de doisEstados independentes, a Índia e o Paquistão. Os dois países travaram três guerras desde a independência, a última das quais, em 1971, resultou no Paquistão Oriental tornando-se a nação independente deBangladesh.
Os testes de armas nucleares da Índia em 1998 acarretaramna condução dos próprios testes paquistaneses no mesmo ano. Em novembro de 2008, terroristas supostamente originários doPaquistão realizaram uma série de ataques coordenados em Mumbai, capital financeira da Índia.
Apesar dos problemas urgentes como a superpopulação significativa, a degradação ambiental, extensiva pobreza...
tracking img