India

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A culinária indiana é a terceira mais popular do mundo. É baseada nos mesmos conceitos milenares de equilíbrio e harmonia que formam a base da filosofia do Yoga e ensina que cada ato na vida, inclusive o de comer, deve ser um processo consciente que proporcione a integração do ser como um todo.
Para isso, os indianos desenvolveram uma culinária sensorial em relação a sabores e cores. As receitasrelacionam seis sabores a seis paladares: doce, salgado, amargo, picante, azedo e adstringente que, combinados com cores, aromas, texturas e temperaturas dos ingredientes e a uma infinidade de especiarias, despertam os sentidos da visão, olfato, paladar, audição e tato. Para os indianos, sabores e sentidos equilibrados – que em sânscrito significa a mesma palavra: "rasa" -, geram sentimentosequilibrados. Para cada sabor existe uma mistura diferente de ervas, sementes e flores que estão associados aos diferentes paladares.
As especiarias são essenciais na comida indiana. Textos datados de três mil anos atrás reconhecem seus valores terapêuticos, especificando preventivo e curativo de doenças, e catalogando suas propriedades medicinais que suavizam, esfriam ou aquecem o organismo.Dependendo do tipo de tratamento, elas requerem diferentes técnicas de manipulação: tostadas, cruas e inteiras, socadas ou moídas. O tratado de medicina indiana recomenda, por exemplo a pimenta do reino como ingrediente dos medicamentos que curam problemas digestivos, e a cúrcuma é considerada um potente anti-séptico que combate infecções.
A culinária indiana é cremosa e criativa. As frutas tropicaissão parte das mais variadas receitas, como o "Biryani" ( Frango e cordeiro acompanhado de arroz cozido com laranja, temperado com açúcar e água de rosas,).O coco é um ingrediente importante da cozinha do sul da Índia, onde a base da alimentação é o arroz. Na costa oeste, há uma grande variedade de peixes e mariscos. Ao norte é muito comum receitas com iogurte e tortas. O chá é a bebida favorita dosindianos, e suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente, são preparados à moda inglesa, com açúcar e leite. Já o café é mais popular no sul.
Os principais doces são pudins feitos com leites, tortas e crepes. Em toda a Índia, pode-se saborear o Kulfi ( um sorvete típico indiano ), Rasgullas ( bolas de creme de queijo com sabor de água de rosas ), Gulan Jamuns ( farinha e leite comxarope doce ) e Jalebi
( lentilhas fritas, banhadas em caramelo).
O exótico paladar indiano trouxe à culinária Ocidental a descoberta de novos gostos e novas terras: Cabral buscava outros caminhos para as Índias , quando descobriu o Brasil!
Fonte: www.pedacodavila.com.br

A culinária da Índia é mais que uma necessidade; é mais que uma arte; é um ato de devoção ! A mais antiga e tradicional culturaespiritual do mundo releva à arte da cozinha um método de elevação espiritual.
O ato de cozinhar, é feito como uma oração e antes de ser consumido, o alimento é oferecido em comunhão ao Supremo, geralmente em um altar doméstico, com devoção e amor. Após essa oferenda, o alimento torna-se prasadam (misericórdia).
Só então será compartilhado por todos. A dieta indiana é majoritariamentevegetariana e a arte de combinar os alimentos com diferentes temperos e especiarias sempre foi um motivo de pesquisa e fascínio desde muito tempo, quando todos os povos acorriam à Índia por suas riquezas e especiarias.
Outro aspecto interessante, diz respeito ao ato de comer com as mãos. Segundo a milenar medicina Ayur-védica, a digestão não começa na boca, quando o alimento entra em contato com a salivae suas enzimas, mas quando entra em contato com as pontas dos dedos. É aí que a energia sutil presente nos alimentos é “digerida”, isto é, entra em harmonia com nossas energias e todo um processo de ressonância e absorção tem início. Com isso a digestão e aproveitamento dos nutrientes faz-se de forma mais rápida e eficiente.
Para que essas energias sejam bem aproveitadas, as mãos e os dedos...
tracking img