Independencia de cuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DISCIPLINA: AMÉRICA III ALUNO: IRLAN VILELA

Fichamento do texto

A crise do sistema oligárquico de dominação em Cuba: A Revolução de 1933. José Mao Junior*

 A Independência de Cuba Cuba tornou-se independente em 1º de janeiro de 1899. Contudo, sobre as antigas fortalezas espanholas não foram hasteadas as bandeiras cubanas,mas a temível bandeira com listras e estrelas dos EUA.  A Guerra dos Diez Años (1868-1878) e a Segunda Guerra de independência (1895 – 1899) Nenhum povo do continente americano lutou por sua independência em condições tão difíceis quanto o povo cubano. Cuba enfrentou duas guerras de independência. Em 1898, quando as tropas independentistas cubanas praticamente já controlavam a maior parte dasáreas rurais de Cuba, os EUA intervieram no conflito – supostamente para “ajudar os cubanos” – e de maneira oportunista apoderaram do país.

 A história política de Cuba na primeira metade do século XX Pode ser analisada, como uma sucessão de governos oligárquicos, permeados por ditaduras e intervenções militares dos EUA.

__________
*Doutor e história econômica pela Universidade de São Paulo.

1 Entretanto, o principal mecanismo de sujeição de Cuba ao imperialismo não era o militar, mas o econômico.  Cuba um país mono produtor de açúcar Em 1920, ocorreu uma queda brutal dos preços do açúcar. A economia cubana estava atrelada a manunteção dos mecanismos de sujeição política e econômica em relação aos EUA. Em troca da garantia para o açúcar cubano no mercado estadunidense, o governo deCuba teve que fazer uma série de concessões que obstacularizaram o desenvolvimento de outras áreas da economia.  O Florescimento do movimento operário e estudantil universitário Após uma continua queda da cotação do açúcar no mercado internacional, nos anos que se seguiram ao final da I Guerra Mundial conduziu Cuba a uma crise econômica e social que se estendeu por toda década de 1920. Neste períodofloresceu um organizado e combativo movimento operário e também um radicalizado movimento estudantil universitário. Os estudantes universitários uniram-se formando a Federação de Estudantes Universitários – FEU – expressavam essencialmente o descontentamento das camadas médias urbanas em relação ao regime oligárquico. Esta ala esquerda do movimento estudantil acabou se aproximando as fileiras domovimento operário e, juntos, fundaram o primeiro Partido Comunista de Cuba, em 1925.  A ditadura do General Gerardo Machado Este governo caracterizou-se pela sua ferocidade repressiva. Em resposta ao efervescente quadro de agitação operária e estudantil. A oligarquia cubana que contava com o ostensivo apoio dos EUA instaurou esta ditadura. Gerardo Machado ficou conhecido como el asno com garras,organizou uma sistemática onda de assassinatos sobre as lideranças operárias e estudantis, que se abateu principalmente sobre os membros do recém-fundado partido comunista.  A crise de 1929 em Cuba O número de desocupados em Cuba passou de 400.000 para 600.000, aproximadamente. Milhares de famílias camponesas vagavam sem trabalho pelos campos e cidades. A economia cubana, que já enfrentava umagrave crise econômica decorrente da continua queda da cotação dos preços do açúcar durante a década de 20, sofreu um novo e terrível abalo após o colapso geral a economia capitalista de 1929.

2

 O levante de 1931 A oposição armada contra o regime iniciou-se dirigida por elementos dissidentes da própria oligarquia – os velhos caudilhos – ainda em 1931. Os estudantes universitários fizeram umaampla mobilização contra a prorrogação do mandato – La prorroga de poderes - do General Gerardo Machado e organizaram-se nacionalmente através da fundação do Directório Estudantil Universitário – DEU – em 1927. Surgiu neste período uma importante figura - o Antonio Guiteras Holmes - estudante universitário de farmácia e um dos fundadores do DEU e membro de sua direção. No entanto, esse movimento...
tracking img