Incoterms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão do Comércio e Investimentos Internacionais.
Fonte: www.aduaneiras.com.br


Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS)

A Câmara de Comércio Internacional (CCI) criou regras paraadministrar conflitos oriundos da interpretação de contratos internacionais firmados entre exportadores e importadores concernentes à transferência de mercadorias, às despesas decorrentes das transações eà responsabilidade sobre perdas e danos.
A CCI instituiu, em 1936, os INCOTERMS (International Commercial Terms). Os Termos Internacionais de Comércio, inicialmente, foram empregados nos transportesmarítimos e terrestres e a partir de 1976, nos transportes aéreos. Mais dois termos foram criados em 1980 com o aparecimento do sistema intermodal de transporte que utiliza o processo de unitização dacarga.
Em 1990, adaptando-se ao intercâmbio informatizado de dados, uma nova versão dos INCOTERMS foi instituída contendo treze termos.
Estava em vigor desde 01.01.2000 o Incoterms 2000, que leva emconsideração o recente crescimento das zonas de livre comércio, o aumento de comunicações eletrônicas em transações comerciais e mudanças nas práticas relativas ao transporte de mercadorias. Estaatualização era composta por 13 Incoterms.
A partir do dia 01/01/2011, está em vigor o Incoterms 2011, sendo que 4 dos 13 existentes foram extintos, e dois novos foram criados, desta forma contamosagora com 11 Incoterms.

Classificação

Os INCOTERMS são representados por siglas. As regras estabelecidas internacionalmente são uniformes e imparciais e servem de base para negociação no comércioentre países. A classificação abaixo obedece a uma ordem crescente nas obrigações do vendedor.
A CCI seleciona como próprios ao transporte marítimo, fluvial ou lacustre, os termos FAS, FOB, CFR, CIF,DAP, DAT.
Destinam-se a todos os meios de transporte, inclusive multimodal: EXW, FCA, CPT, CIP, e DDP.

Definições

Grupo E

EXW - Ex Works - a mercadoria é entregue no estabelecimento do...
tracking img