Inconsciente freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INCONSCIENTE

Com o surgimento da Psicanálise, Freud distingue três níveis de consciência, na sua inicial divisão topográfica da mente, são elas: o nível consciente, o nível pré-consciente e onível inconsciente. O inconsciente consiste, de maneira geral, a respeito ao material não disponível à consciência, ou seja, uma instância psíquica com propriedades totalmente diferentes daconsciência. Esta instância possui leis próprias e consegue manifestar-se a todo o tempo sem que o sujeito dê-se por conta. Freud, baseado na sua experiência clínica, acreditava que a fonte das perturbaçõesemocionais residia nas experiências traumáticas reprimidas nos primeiros anos de vida. Desta forma, assumia que os conteúdos inconscientes, apenas se encontravam disponíveis para a consciência, deforma disfarçada (através de sonhos, por exemplo).
Com a psicanálise e a teoria do Inconsciente, Freud inicia uma grande desavença entre os da época, com sua teoria de descentralização do sujeito noqual afirmava que o homem não é senhor da sua própria casa, mas coabita com forças conflituosas existentes no sistema inconsciente. O homem, que antes era visto como dono lugar do conhecimento e daverdade, agora era visto como um ser movido por forças que sua própria razão desconhece e sobre as quais ele tem pouco ou nenhum controle, portanto, o homem não é um agente racional sobre a própriavida, como se pensava.
A psicanálise, portanto, promove uma ruptura com o saber existente, derrubando a razão e a consciência do lugar sagrado em que se encontrava (SCHULTZ & SCHULTZ, 1992).
Defato, para a psicanálise, a consciência é mero efeito de superfície do inconsciente, não é o lugar da verdade, mas da mentira, do ocultamento, da distorção e da ilusão. Freud coloca a consciênciasob suspeita. Ela propõe falar do homem como um ser singular, através da escuta desse sujeito, de sua verdade e de sua experiência subjetiva, interessando-se pelo desejo que o racionalismo...
tracking img