Inclusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Shrek - O Filme, análise fundamentada na estética da recepção Renata Degani de Souza Bastos

Resumo Análise do filme Shrek (2001) enfocando fundamentos da Estética da Recepção; Um filme inovador, ao inverter a lógica de qualquer desenho animado produzido anteriormente; Um Conto de Fadas remodelado, que tem como principal argumento satirizar os contos de fadas, mostrar personagens fictícioscomo se vivessem em nosso tempo, buscando a felicidade através da aparência, as trações mútuas entre seres de classes sociais diferentes, o mundo interior; a falta de caráter dos “príncipes encantados”; e, principalmente, o romance entre dois anti-herois, tornando se assim inevitáveis às referências à cultura pop, assim como analogias a cenas famosas de filmes marcantes.

O sucesso do desenho liga-seà interatividade, que se estabelece com o receptor, à intertextualidade com contos tradicionais da cultura ocidental, com o imaginário infantil e o conto de fadas, ainda também, pela fusão de horizontes de expectativas do emissor e receptor da mensagem fílmica. Palavras-chave: shrek, anti-heroi, recepção, intertextualidade, sátira.

Introdução Para fazer uma análise do filme Shrek com base naEstética da Recepção, cabe antes fazer um pequeno resumo da história para situar melhor quem lê este trabalho. O filme/animação SHREK, lançado em 2001, é uma produção dos estúdios PDI / Dreamworks - EUA, dirigido por Andrew Adamson Vicky Jenson, é baseado no livro de William Steig escrito por Ted Elliott & Terry Rossio. O filme conta a história de um anti-herói, príncipe às avessas, que vive em umpântano distante, de nome; Shrek. Um dia, este ogro solitário vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como três ratos cegos, o malvado lobo da chapeuzinho vermelho e ainda os três porquinhos que não têm um lugar onde

1

2

morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad. Determinado a recuperar a tranqüilidade de antes,Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro resgatarem uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão e só pode ser resgatada por seu verdadeiro amor. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa, logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando; à noite, a belíssima eamaldiçoada princesa se transforma em uma ogra igualzinha a ele.

A originalidade dos personagens e os elementos inteligentes da história fazem com que as crianças, os jovens e os adultos se divirtam, pois os produtores exploram a cultura pop para agradar além das crianças o público adolescente e a muitos adultos que sabem apreciar o enredo, a técnica e o dinamismo do roteiro.

UM CONTO DE FADASÀS AVESSAS... Uma das mais tradicionais atividades da família e da escola é contar histórias para as crianças. Inventadas ou lidas dos tradicionais livros de contos e fábulas, essas histórias tem se repetido à exaustão e não perdem jamais seu encanto. Branca de Neve, Pinóquio, Rapunzel, O Gato de Botas, Os Três Porquinhos e outros memoráveis contos infantis mudam de roupagem dependendo de quem contae do tom com que a apresentação da trama acontece. O tradicional, no entanto, no caso dessa prática tão comum que é ler ou contar histórias, sugere a existência de fadas, de príncipes e princesas, de vilões malvados e inesquecíveis, de bruxos horripilantes e, evidentemente, de finais felizes.

“O erro que muitas pessoas fazem é tentar encontrar um conceito do conto de fadas equivalente para avida real. Nós encontramos conceitos reais e então encontramos o conto de fadas equivalente", explica o produtor.

A Disney celebrizou a fórmula dos bons e velhos livros infantis adaptando para as telas muitas das clássicas histórias contadas de pai para filhos, geração após geração. Nos desenhos produzidos pela Walt Disney Pictures há uma profusão de personagens bons e maus se alternando nas...
tracking img