Inclusao digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inclusão digital


INTRODUÇÃO



O crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida. Ao acontecer o uso destes recursos tecnológicos, eles devem ser apropriados de meios onde à tecnologia da informação e comunicação (TIC) se direcione para fazer valer a inclusão dosindivíduos neste ciberespaço. Deste modo, a escola se apresenta como ambiente capaz de fazer emergir tais tecnologias a serviço de uma metodologia de ensino a favor da interação dos alunos nesta sociedade da informação anulando assim as diferenças sociais não pertinentes a este processo.
Mediante isso, ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de um ambiente decomunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo federal. Baseado nestes conceitos, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inclusão digital no ambiente social e educacional o qual traz a valorização do aprendizado através de mídias digitais, várias formas de pensar e interagir através demeios de comunicação e informação onde o aluno apropria-se das TIC (tecnologias de informação e comunicação) é o caminho a ser traçado.
Portanto, como parte do processo de aprendizagem, tais tecnologias necessitam ser apropriadas e entendidas principalmente por pessoas ligadas a educação, que através de uma interação entre os recursos tecnológicos, acabam por interagir com a realidade que oaluno está inserido.

DESENVOLVIMENTO



O objetivo culminante da inclusão digital é massificar o acesso à Internet em banda larga no Brasil para os cidadãos, instituições do governo, entidades da sociedade civil e empresas, de modo a promover oportunidades, desconcentrar renda e incorporar os cidadãos hoje excluídos desse serviço. Conforme avaliação periódica a ser feita peloGoverno Federal, o acesso em banda larga é caracterizado pela disponibilização de infraestrutura de telecomunicações que possibilite tráfego de informações contínuo, ininterrupto e com capacidade suficiente para as aplicações de dados, voz e vídeo mais comuns ou socialmente relevantes. Reduzindo assim, a desigualdade social e regional, atribuindo uma maior geração de renda, qualificação dos serviços degovernos e aumentar os índices de competitividade brasileira e inserção no cenário internacional.
A generalização do uso de tecnologias em todos os ambientes da vida cotidiana faz perceber que se está rodeada de tecnologias da informação e comunicação (TIC) a serviço da modernidade e agilidade dos processos, facilitando e criando um novo mundo, sendo que, aos poucos, a escola está sendoinserida neste contexto. Tem sido válido o fato de difundir a importância da inserção dos recursos tecnológicos na escola e apresentar propostas práticas de um trabalho fundamentado no uso de computadores, tendo em vista a busca de mudança à prática pedagógica, já que as tecnologias estão cada vez mais disponíveis no mercado e presentes na escola.
Observando o caráter que as TIC têm de podertransformar e criar novos subsídios para o ensino e aprendizagem da educação, com o enfoque que ela possibilita criar e transmitir um conhecimento assimilado a formação do sujeito, Sancho (2006, p. 16) cita que estas tecnologias têm, invariavelmente, três tipos de efeitos:


Em primeiro lugar, alteram a estrutura de interesses, o que tem consequências importantes na avaliação doque se considera prioritário, importante, fundamental ou obsoleto e também na configuração das relações de poder. Em segundo lugar, mudam o caráter dos símbolos, quando o primeiro ser humano começou a realizar operações comparativamente simples[...], passou a mudar a estrutura psicológica do processo de memória, ampliando-a para além das dimensões biológicas do sistema nervoso humano. [...] Em...
tracking img