Incluinfo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO ESPECIAL MARLY FRÓES PEIXOTO

PROJETO INCLUINFO

INFORMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS ESPECIAIS

Professora: Mônica da Cunha Gussen

Rio de Janeiro, fevereiro de 2009

Projeto INCLUINFO

Este projeto será realizado com alunos Jovens e Adultos que possuem Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) e que fazem parte do corpo discente da E.E.E.E. Marly FróesPeixoto. O Projeto Pedagógico da escola no ano letivo de 2004, terá como tema central Meio Ambiente e Saúde

JUSTIFICATIVA

A utilização da informática na educação se fundamentava no uso do computador para ensinar, através de programas educacionais e das diferentes modalidades de uso do computador que mostravam que esta tecnologia poderia ser bastante útil no processo deensino-aprendizado. Porém, a análise desses programas mostrava que, num primeiro momento, eles poderiam ser caracterizados como simplesmente uma versão computadorizada dos atuais métodos de ensino.
A história do desenvolvimento do software educacional mostra que os primeiros programas nesta área são versões computadorizadas do que acontece na sala de aula, isto é um processo normal que acontece coma introdução de qualquer tecnologia na sociedade, por exemplo, o cinema começa filmando o teatro.
O ensino através da informática tem suas raízes através das máquinas. Esta idéia foi usada pelo Dr. Sidney Pressey em 1924, quando inventou uma máquina para corrigir testes de múltipla escolha, posteriormente (1950) foi elaborada por B.F. Skinner uma máquina usando o conceito de instruçãoprogramada. Essa instrução programada utilizava muito material impresso e sua utilização nunca se tornou muito popular porque a produção desse material era muito difícil, além de não possuir nenhuma padronização. Com o advento do computador, notou-se que os módulos do material institucional poderiam ser apresentados pelo computador com grande flexibilidade. Assim, durante o início dos anos 60 diversosprogramas de instrução programada foram implementados no computador – nascia a instrução auxiliada por computador ou Computer Aided Instruction, também conhecida como CAI. Na versão brasileira estes programas são conhecidos como PEC (Programas Educacionais por Computador).
A disseminação do CAI nas escolas somente aconteceu com os microcomputadores. Isto permitiu uma enorme produção decursos e uma diversificação de tipos de CAI, como tutoriais, programas de demonstração, exercício-e-prática, avaliação do aprendizado, jogos educacionais e simulação. Além da diversidade de CAIs a idéia de ensino pelo computador permitiu a elaboração de outras abordagens, onde o computador é usado como ferramenta no auxílio de resolução de problemas, na produção de textos, manipulação de banco dedados e controle de processos em tempo real.
Segundo Valente (1983), as novas modalidades de uso do computador na educação apontam para a utilização desta tecnologia não como “máquina de ensinar” mas, como uma nova mídia educacional: o computador passa a ser uma ferramenta educacional, uma ferramenta de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade de ensino.
Comfreqüência, o aluno com algumas deficiências físicas, mentais e/ou sensoriais, por suas próprias limitações motoras ou sociais, cresce com uma restrita interação com o meio e a realidade que o cerca. Muitas vezes, se não for adequadamente estimulado, assume posições de passividade diante da realidade.
O uso do computador estimula o aluno a tomar posições mais ativas na construção do próprioconhecimento, sendo usado como ferramenta num ambiente de aprendizagem alternativo.
Com relação a alunos especiais, além de todas essas facilidades, são colocadas adaptações de acesso (teclado colméia, roller-mouse, teclado em Braille, etc.) e até softwares que funcionam com comando de voz. Muitas vezes, essas facilidades fazem a diferença entre se comunicar ou viver no isolamento, pois,...
tracking img