Incentivo sobre a leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão bibliográfica




Ler faz bem.


É através da leitura que as pessoas têm oportunidade de aprender a pensar e até a sonhar. A pessoa que desenvolve o hábito da leitura está abrindo uma porta gigantesca para experiências de vida onde a criação do autor pode ser desfrutada a qualquer hora, em qualquer lugar e quantas vezes quiser
Através da leitura se tem acesso ao conhecimentoEste mesmo encantamento ocorre com as crianças ao ler ou ouvir uma história.
Saber contar histórias é ter criatividade para dar vida aos personagens. É criar um ambiente de encantamento, de suspense ou mesmo de emoção. É fazer a pessoa viajar através das palavras sentindo-se parte da história.
O ser humano sempre adorou contar histórias.


[pic]





Mas porque não ter o hábito de ler?“É melhor ler do que estudar”, diz com freqüência o escritor Ziraldo. Evidentemente que o ato de estudar é imprescindível para a aprendizagem, mas o interesse de ler e compreender certamente vem em primeiro lugar. Ler, além de ser uma conquista de melhoramento do sujeito, também deveria ser um ato de prazer e não de imposição ou de obrigação. Atualmente temos um leitor analfabeto, que malsabe ler noticias escritas, ou um simples artigo. Hoje em dia é pouco valorizada, perdeu-se o gosto pela leitura, perdeu-se o gosto pelo conhecimento. Alguns dos motivos para não ler é o preço elevado dos livros, falta de incentivo ou simplesmente não ter tempo ou interesse. Muitos culpam a escola seja publica ou privada, mas não é só o papel da escola e sim dos pais que perderam o hábito de lerpara seus filhos, ou até mesmo incentivá-los a ler. No texto A incompreensão da leitura o autor diz que hoje em dia as apostilas vem com textos tão fragmentados que não é possível extrair o prazer da leitura , ainda há o problema que diz sobre a alienação televisiva que muitos educadores criticam , a televisão ou internet pode bloquear a imaginação , e sem imaginação , não é possível ter pensamentoou escrever ,muito menos escrever sua própria história.



[pic]





A Indecisão Dos Adolescentes Vem Da Falta De Leitura

A leitura tem sido constantemente considerada como agente fundamental para a transformação social do país. A partir desta, pode-se intervir nas diversas situações sociais e individuais. No entanto, pouco lê os jovens e pouco se contribui para o incentivo a estaimportante necessidade. O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Este é um dos principais indicadores a que chegou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência. O estudo constatou que somente a leitura de livros indicados pela escola, o que inclui os didáticos, chega a 3,4 livros per capita. A leitura feita por pessoas que não estão maisna escola ficou em 1,3 livros por ano. Infelizmente, os resultados das pesquisas apontam que os jovens perdem a cada ano o hábito de ler espontaneamente Os benefícios da leitura são notáveis no comportamento e no expressionismo dos jovens, que foram, um dia, grandes pensadores em prol de suas lutas e objetivos. Atualmente, mesmo em minoria, alguns deles se empenham em desfrutá-la como forma demelhorar o meio em que vive. Muitos jovens se encontram alienados pela aparência de uma boa vida repleta de entretecimentos e mesmo aos que não os tem, pela descrença em um futuro melhor. Ambas as situações os desestimulam a fundamentar-se dentro da ideologia de sua própria realidade. A falta de leitura no mundo jovem desencadeia a perplexidade diante dos próprios problemas e dos problemas sociais.Frente a isto, resta aos amantes do saber, a propagação da leitura de forma a reconquistá-lo e reconduzí-lo à inteiração de seu ambiente.
A especifialidade do texto literário
É importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado ás práticas cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma específica de conhecimento. Essa variável de constituição da experiência humana...
tracking img