Imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relação Parasita-Hospedeiro – BS410 Roteiro das Aulas - Introdução à Imunologia Humana 1. Uma Visão Geral do Sistema Imunológico (Profa. Dagmar Machado)
1.1 Considerações Iniciais
O Sistema Imunológico consiste em uma complexa maquinaria celular e humoral que, baseada no reconhecimento do que é próprio e não-próprio, é capaz de proteger o organismo contra patógenos e infecções, garantindo amanutenção da sua homeostase e saúde. Evidentemente que esse é um conceito genérico do sistema imune, de forma que nem sempre atuação das células de defesa do corpo culmina na proteção do indivíduo, ou seja, há casos em que a ativação do sistema imune prejudica o organismo. Como exemplo podemos citar os casos de doenças auto-imunes, alergias e GVHD (reação Enxerto X Hospedeiro). Para compreendermelhor o funcionamento do Sistema Imune (SI) devemos primeiramente responder a três perguntas base: • O que deve ser reconhecido pelo SI?

Basicamente devemos reconhecer tudo aquilo que de alguma forma possa representar uma ameaça para a integridade do organismo. Dessa forma o SI nos protege de células alteradas (potencialmente tumorigênicas), parasitas, danos físicos, etc. • O que somos capazes dereconhecer?

Nosso SI é capaz de reconhecer proteínas, que são a base estrutural e funcional de qualquer organismo. Não há a identificação de uma proteína inteira necessariamente e sim de partes da proteína (segmentos polipeptídicos). Essas pequenas seqüências protéicas expressas na superfície de patógenos invasores são denominas epítopos (ou determinantes antigênicos) e são reconhecidas pelosistema imune. • Como reconhecemos?

O reconhecimento dos epítopos se dá basicamente pelo modelo chave-fechadura de reconhecimento celular. Ou seja, através de uma interação física do receptor celular com o ligante em outra célula ou microorganismo somos capazes de identificar e classificar essa outra célula como sendo self ou non-self.

1.2 A Resposta Imune
Funcionalmente podemos dividir aresposta imune (RI) em resposta Inata (também chamada de natural ou nativa) e resposta Adaptativa (ou Adquirida)

Joao Victor Barelli – MED Unicamp XLV

Página 1

1.2.1 A Resposta Imune Inata Para fins didáticos, define-se resposta imune inata como o conjunto de estágios de defesa/imunidade com os quais nascemos e que não mudam durante toda a vida. É a primeira reação de defesa que o organismolança mão após a entrada de um patógeno na célula, atuando nas primeiras horas após a infecção. Os principais componentes da resposta inata são: as barreiras físicas e químicas (epitélios, pH das mucosas, secreções, etc), os fagócitos e os linfócitos NK (natural killer). Características gerais da resposta imune natural: Especificidade – apesar de não ser dotada de uma especificidade tão grandecomo a da resposta adaptativa, a resposta imune inata possui a capacidade de reconhecer padrões moleculares (PAMP’s) importantes. Dessa forma, dizemos que a especificidade da resposta inata é limitada, visto que é capaz de reconhecer todos os microorganismos que expressam determinado padrão molecular, mas não consegue diferenciá-los além disso. Diversidade – limitada aos padrões moleculares que a RIinata pode reconhecer. Tempo de resposta - Imediato Memória ausente Capaz de discriminar self e non-self As células de defesa fazem o reconhecimento dos patógenos por meio da expressão de receptores do tipo TLR (Toll-like Receptors). Uma mesma célula pode expressar mais de um tipo de TLR, mas todas as células daquele tipo e que forem pertencentes à resposta Inata deverão expressar os mesmoreceptores (Ex: se um macrófago expressa os TLR hipotéticos A, B e C, todos os outros macrófagos terão os mesmo receptores A, B e C). 1.2.2 A Resposta Imune Adaptativa É uma resposta imune do organismo que se instala depois que a infecção já dura algum tempo e cuja atuação depende de uma interação coma resposta inata. As principais células de defesa da resposta adaptativa são os linfócitos B e T....
tracking img