Reino fungi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REINO FUNGI
Os fungos são seres heterótrofos, que se desenvolvem em lugares úmidos, pouco iluminados e que contêm matéria orgânica. Com exceção de algumas formas unicelulares, como as leveduras, são basicamente constituídos de massas de filamentos. Cada filamento é denominados hifa e as hifas de um fungo constituem, em conjunto, o micélio.
Há hifas contínuas e septadas. As contínuas formammassas citoplasmáticas multinucleadas e são denominadas hifas cenocíticas. As septadas são pluricelulares, pois cada divisão da hifa é uma célula. O componente principal das paredes das hifas é geralmente a quitina, um polissacarídeo nitrogenado.
Em muitos fungos, após um período de crescimento do micélio, desenvolve-se o que se denomina corpo de frutificação, com função de produzir esporos.FIGURA
Por serem incapazes de sintetizar o próprio alimento, os fungos secretam enzimas que digerem a matéria orgânica sobre a qual vivem, absorvendo depois os nutrientes dissolvidos.
Há fungos saprófitos e parasitas. Os saprófitos aproveitam a matéria orgânica de plantas e animais mortos. Nas cadeias alimentares, esses fungos fazem o papel de decompositores, o que os torna agentes recicladores damatéria na natureza. Os parasitas aproveitam a matéria orgânica de plantas e animais vivos, causando-lhes doenças conhecidas pelo nome de micoses.
Há fungos que vivem em simbiose com algas unicelulares, formando os liquens. No líquen, o fungo aclorofilado fornece H2O e CO2 às algas clorofiladas e estas fornecem alimento e O2 para o fungo.
Certos fungos também se associam a raízes de plantassuperiores, constituindo as chamadas micorrizas.
CLASSIFICAÇÃO
O Reino Fungi consiste de um único filo Mycota, subdividido em várias classes.Dentre elas, destacam-se a dos ficocimetos, a dos ascomicetos, a dos basidiomicetos e as dos deuteromicetos.
Os ficomicetos são considerados os fungos mais primitivos.Suas hifas têm estrutura cenocítica e não formam corpo de frutificação. Muitos sãosaprófitos e alguns parasitas. O bolor negro do pão(Rhizopus sp)é um dos seus principais representantes.
Os ascomicetos constituem a classe mais numerosa. Suas hifas são septadas e muitas delas apresentam diferenciações denominadas ascos, com função reprodutiva. Um ascomiceto pode apresentar vários ascos que, no conjunto, constituem o ascocarpo, seu corpo de frutificação.
Entre os ascomicetos,destacam-se os gêneros saccharomyces sp. (leveduras) e penicillium sp. As leveduras são usadas na fabricação de pães e bebidas alcoólicas.O Penicillium sp., embora seja o responsável pelo emboloramento de roupas e alimentos, permite a fabricação de queijos especiais como os tipos “Roquefort” e “Camembert”. A produção de penicilina, um dos antibióticos mais conhecidos.Os basidiomicetos constituem aclasse mais conhecida do filo, por serem os maiores e porque entre eles se encontram os fungos comestíveis, conhecidos como “champignions”.
As hifas dos basidiomicetos também são septadas. Muitas delas tem função reprodutiva e recebem o nome de basídios. Nos cogumelos – de – chapéu, os basídios revestem as lamelas situadas na parte côncava do chapéu, a maior porção do corpo de frutificação, obasidiocarpo.
Há basidiomicetos saprófitos e parasitas. Entre os saprófitos destacam-se as
Espécies comestíveis (Agaricus e Pleurotus), as orelhas-de-pau(Auricularia), as tóxicas(Amanita) e a produtora de substâncias alucinógenas(Psilocybe).
Entre os parasitas,destacam-se os basidiomicetos que atacam o milho e os que são produtores de manchas de cor ferruginosa em cafeeiros, goiabeiras,trigo, ervilha,etc.
Os deuteromicetos incluem fungos saprófitos e parasitas, com hifas septadas e nos quais não se conhece processo sexuado de reprodução . Compreendem um grande numero de fungos patogênicos, entre eles os causadores do sapinho na boca de crianças e da micose conhecida pelo nome de pé-de-atleta.
FIGURA
REPRODUÇÃO DOS FUNGOS
Entre os fungos, há formas assexuadas e sexuadas de...
tracking img