Artigo sobre consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONSUMO



Trabalho apresentado à disciplina de
Metodologia Científica, sob supervisão
do Professor Rodrigo Kowalski, como
forma avaliativa do 2º bimestre,
do curso de AdministraçãoGeral,
das Faculdades Secal, no ano de 2011.






















PONTA GROSSA
2011
O consumo

A atividade econômica começa pelo consumo. Bens e serviços sãoofertados porque existe a procura e a procura determina os preços desses produtos e o que e quanto será produzido. Mas, o consumidor possui um limitador de consumo que é a sua renda que o impede de consumirtudo o que deseja. E se os preços dos produtos de primeira necessidade subirem, o consumo dos outros bens menos importantes terá de ser diminuído.
Muitas dessas necessidades são criadaspelos próprios produtores através da propaganda que acaba explorando o medo do ridículo, as vaidades, estimulando o consumo muitas vezes além das possibilidades de muitas pessoas. Às vezes, as propagandasacabam ampliando os desejos e necessidades a fim de forçar a venda dos bens produzidos, acabam conseguindo burlar a boa fé dos consumidores ao invés de educá-lo e orientá-lo. Devemos ter cuidado esenso crítico para perceber até que ponto precisamos de tal produto e se ele vai nos trazer realmente algum benefício.
Hoje, existe uma alternativa para aqueles que se vêem limitados pela suarenda: é a venda através de sistema de crediário ou vendas á credito. Num primeiro momento, o crédito auxilia na compra de artigos de primeira necessidade e também para aquisição de bens duráveiscomo, por exemplo, a casa própria. O problema é usar o crédito para o consumo irresponsável de bens e serviços que não são tão necessários assim e que pode acabar resultando numa certo nível deinadimplência, a qual afetará até mesmo aqueles que não compram a crédito. A conseqüência da inadimplência seria o desequilíbrio da economia através do aumento de preços, juros, encargos, etc. No final,...
tracking img