Imunodeficiencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho que se segue trata de Doenças e Desequilíbrios do Sistema Imunitário. Iremos ver que o sistema imune pode revelar várias deficiências no seu funcionamento dando origem a desequilíbrios e,conseqüentemente, a doenças.
Existem algumas doenças que são resultados da incapacidade do sistema imune responder com eficácia aos agentes que ameaçam o organismo. Entretanto, existem outras queprovêm de uma reação excessiva do sistema imune, contra agentes estranhos inócuos ou aos próprios constituintes do organismo.
Cada indivíduo é um ser único, no entanto existe, uma variedade de causasquímicas e biológicas que podem violar a privacidade de cada ser, muitas delas agressivas. E um dos elementos fundamentais que nos protege contra estas causas é o sistema imunitário que tem a função depreservar a integridade do corpo humano frente ao seu ambiente, tendo um papel primordial na defesa contra agentes infecciosos ou parasitários.
A intensidade das reações imunitárias deve sersuficientemente intensa para eliminar os agentes patogênicos, mas não em demasia, de modo a não prejudicar o indivíduo. Deve ser específica e adaptada para cada tipo de agentes.
O sistema imune desenvolvemúltiplas ações complexas, o que pode desregular-se ou possuir alguma deficiência. Estas situações tornam o indivíduo muito vulnerável a infecções ou conduzem a reações violentas contra elementos doambiente normalmente tolerados.

As doenças devidas à imunodeficiência apresentam uma falha nas defesas do organismo que têm como objetivo combater as infecções e os tumores.
O resultado destaimunodeficiência é o aparecimento recorrente ou a persistência de infecções, causadas por organismos que, em circunstâncias normais, não as causariam, o sistema imune está dividido, em dois tipos dedefesas: as defesas não específicas e as defesas específicas. As defesas não específicas, geralmente, impedem a entrada de agentes patogênicos ou os destroem quando eles penetram no organismo do...
tracking img