Imunodeficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMUNODEFICIÊNCIA PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA


1) O QUE ENTENDE POR IMUNODEFICIÊNCIA?

Nós chamamos de imunodeficiência a falta ou ausência de resposta imunológica contra todos os antígenos. Então, o próprio nome está dizendo, Imunodeficiência é uma deficiência do sistema imunológico. Se ele está deficiente então ele não vai responder ou vai responder de uma maneira inadequada contra todosos antígenos. Falta ou ausência de resposta imunológica contra todos os antígenos.
“Detalhes anatômicos” impedem tolerância indesejável: o timo possui vascularização linfática apenas eferente, de forma a não tornar o indivíduo tolerante a componentes não-self.




2) COMO PODEM SER CLASSIFICADAS AS IMUNODEFICIÊNCIAS?


As imunodeficiências são classificadas como fisiológicas,primárias e adquiridas.




3) O QUE ENTENDE POR IMUNODEFICIÊNCIA FISIOLÓGICA?

Chamamos de imunodeficiência fisiológica aquela que ocorre nos extremos da vida, tanto na criança quanto nos indivíduos idosos, indivíduos velhos. Na criança, ocorre porque o sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido, então o indivíduo fatalmente vai ter imunodeficiência. A criança é umpouco protegida pelos anticorpos que são passados través da placenta, as IgGs (Observe que o IgG materno é depletado aos seis meses de idade. Dessa forma, doenças com “Agamaglobulinemia de bruton ligada ao X” começam a manifestar sintomas dessa imunodeficiência ainda com tenra idade) e também pelos anticorpos da classe IgA que vai pelo leite materno. Então a criança enquanto amamentada ela estáprotegida por causa disso. Mas, o sistema imunológico na criança ainda é deficiente, então as crianças são susceptíveis a desenvolver infecções com muita frequência por causa disso. A função do leite é bloquear bactérias e fungos que podem causar doenças. IgA é um anticorpo tetravalente, com dois “y” ligados pela ponta (dimérico). Não ativa o complemento e não gera fagocitose (pois uma porção Fcestá ligada à outra – e não exposta). Seu efeito realmente é de bloqueio. IgA também pode matar bactérias. Lembre-se que apenas compostos hidrofóbicos são capazes de passar pela membrana. Todos os compostos iônicos (até mesmo água) necessitam de poros/transportadores na superfície bacteriana. Pelo bloqueio desses canais/transportadores, o microrganismo pode ser privado de nutrientes ou ‘proibido’ deeliminar suas excretas, tendo então sua morte determinada.
Crianças alimentadas com leite de vaca (que também possui anticorpos IgA) não são bem protegidas porque os agentes causadores de infecção no homem e na vaca diferem (e assim, conseqüentemente, os agentes aos quais a criança está protegida). Embora possa faltar proteção a alguns microrganismos, a proteção oferecida já é suficiente paraevitar a infecção por uma grande quantidade de microrganismos que são bloqueados na luz intestinal pela porção Fab do IgA do leite de gado. Assim, em síntese, o leite materno é IDEAL, mas a substituição por leite de vaca é “compatível com a vida”. Além do mais, com o tempo a própria criança começa a desenvolver sua resposta.
Enquanto nos indivíduos idosos, assim como todas as células doorganismo envelhecem, as células do sistema imunológico também vão gradativamente perdendo a sua capacidade funcional, sua capacidade fisiológica, sua capacidade de exercer as funções que elas são específicas. Então os indivíduos idosos também têm imunodeficiência. E a imunodeficiência que vai ocorrendo gradativamente no idoso é muito mais grave do que na criança, porque na criança a tendência é osistema imunológico ir gradativamente amadurecendo, se tornando fisiologicamente funcionante, então ela tende a se recuperar, enquanto que no idoso cada ano que passa o indivíduo vai apresentando um maior grau de imunodeficiência. Tanto assim que os indivíduos idosos são os indivíduos que têm mais infecção, as infecções são mais frequentes, são mais perigosas, são mais graves e também como vocês já...
tracking img