Importancia do planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

FERNANDA SALES MARTINS SOARES














TRABALHO INTERDISCIPLINAR
DISCIPLINAS DO SÉTIMO PERIODO DE PEDAGOGIA
















GOIANIA
2012



FERNANDA SALES MARTINS SOARES

















TRABALHO INTERDISCIPLINAR
DISCIPLINAS DO SÉTIMO PERIODO DE PEDAGOGIA








Trabalhoapresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina :Educação de Jovens e Adultos, Tecnologia da Educação, Fundamentos da Educação Especial, Lingua Brasileira de Sinais, Educação, Cidadania e Saúde Infantil, Ação Docente e Diversidade Humana.
Prof. Sandra Reis Rampazzo,Cyntia França, Edilaine Vangula, Sandra Vedoato, Andréia Zompero,Fábio Luis da Silva.Goiania
2012




Introdução

no contexto abaixo, abordaremos disciplinas ministradas no decorrer do setimo periodo de pedagogia da UNOPAR. Disciplinas tais como: Educação de Jovens e Adultos; A Acão Docente e a Diversidade Humana; Fundamentos da Educação Especial; Lingua Brasileira de Sinais – Libras; Educação e Cidadania e Saude Infantil; Tecnologias em Educação.Discutiremos no conteudo apresentado a importancia de cada uma das disciplinas, e suas contribuições para a formação de futuros pedagogos.























EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Nesta disciplina foi discutido sobre os pressupostos teoricos e metodologicos para atuar na modalidade da educação escolar.
Pode ser observado durante o estudo da unidade, as discussões edefinições em torno de propostas teoricas e das diferentes concepções de alfabetização que acompanham lutas ideológicas e políticas de cada período, trazendo consequências pedagógicas sérias para o processo educativo dos sujeitos que buscam tardiamente a escolarização.
Cabe esclarecer que o termo Educação de Jovens e Adultos é bastate amplo, incluindo a educaçao básica e educação continuada, eabrangendo, ainda ofertas oferecidas por meio de canais formais, não-formais e informais. A sua oferta caracteriza-se também a partir de uma variedade de fatores, incluindo o Estado, as Organizações da Sociedade Civil e a oferta privada, e em sua ausência tem a perspectiva de permitir as pessoas jovens e adultas satisfazer e ampliar suas necessidades básicas de aprendizagem, garantindo assim, odireito à educação àqueles que não tiveram oportunidade de frequentar a escola em idade própria.
Nesse sentido acredita-se que para o desenvolvimento de um trabalho significativo na Educação de Jovens e Adultos, é necessário que o professor leve em conta a realidade de cada aluno, uma vez que a maioria é trabalhador com defasagem na leitura e escruta e carrega consigo o sonho de aprender aler e escrever, ainda que muitos pareçam manter uma visão de que a escola não ensina a ler e escrever de verdade.







AÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE HUMANA

Neste segmento, foi discutido algumas categorias que são consideradas essenciais para a pratica docente e que muitas vezes, apesar da noa vontade dos professores, não encontram subsidios. O objetivo foi disvutir a diversidade humanacomo uma possibilidade de enriquecimento e reflexao no contexto dos espaços educativos, dentre eles, a escola. Pode-se observar que a cultura da diversidade não e um simples aceitar das diferenças, vai alem disso. É compreendê-las como um constructo humano, a partir de condiçoes materiais que determinaram sua forma. Discutimos as principais categorias que envolvem a diversidade, mas estascategorias não se esgotam, na medida em que a diversidade humana tambem não. Os apontamentos teoricos foram no sentido de subsidiar futuras pesquisas em torno do tema e direcionar o plhar para uma problemativa enfrentada em larga escala, principalmente nas escolas publicas.
O preconceito precisa ser desvelado que se fazem presentes na sociedade basileira. Preconceitos escondidos atras da mascara da...
tracking img