Fundamento de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes da forma sistematizada, a economia se orientava de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade.
As primeiras referências conhecidas a economia aparecem no trabalho deAristóteles, que aparentemente foi quem cunhou o termo economia em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre financias públicas. Há também algumas considerações de ordem econômica nosescritos de Platão e Xanofonte.
O mercantilismo foi a primeira escola econômica no seculo 16. A escola tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Tinha algunsprincípios de como estimular o comércio exterior e entesoura a riqueza. O acumulo de metais (moedas) adquiriu grande importância pois considerava-se que o governo de um país seria mais forte epoderoso quanto maior fosse seu estoque de tal. Com isso, a política mercantilista acabou estimulando guerras, aumentou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntoseconômicos
No seculo 18 surgiu uma escola francesa, a fisiocracia. Essa escola surgiu como reação ao mercantilismo, pois ela sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da“natureza” era suprema, e tudo que fosse contra ela seria derrotado. A obra Tableau Économique por, François Quesnay (quem também foi o primeiro a dividir a economia em setores) foi o trabalho de maiordestaque e futuramente foi aperfeiçoado e transformado (sistema de circulação monetária input-output) por Wassily Leontief (Harvard University).
A riqueza das nações por Adam Smith, é um livro tratadomuito abrangente sobre questões econômicas que vão desde as leis do mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações políticas. Eleacreditava que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guida por uma “mão invisível”. Como se a mão invisível orientasse...
tracking img