Microbiologia

Páginas: 2 (276 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
Proteínas, palavra que vem do grego “protos”, que significa “a primeira” ou “a mais importante” 1, são compostos formados por aminoácidos, sintetizadas a partir de 20 alfa-aminoácidos2, dos quaiscada um terá destinos metabólicos diferentes no corpo; diferentes atividades em distintas vias metabólicas em vários órgãos3. Por sua vez, os aminoácidos são compostos orgânicos que contém um grupoamina (NH2) e um grupo carboxílico (COOH) cuja função é formar as proteínas4.
Vários aminoácidos devem estar presentes na dieta para satisfazer as necessidades do organismo, enquanto outros, não. Comoconseqüência, a qualidade nutricional das proteínas pode ser determinada pelo tipo e pela quantidade de seus aminoácidos constituintes4.
Alguns aminoácidos são classificados como essenciais4; estesnão podem ser sintetizados pelo organismo humano em quantidades suficientes no corpo. Assim, devem ser fornecidos pela dieta em quantidades suficientes para atender às necessidades corporais3. Sãoeles: treonina, triptofano, histidina, lisina, leucina, isoleucina, metionina, valina, fenilalanina e, possivelmente, arginina. Ausência ou inadequada ingestão de alguns desses aminoácidos resulta embalanço nitrogenado negativo (perda de N pelo organismo), perda de peso e déficit do crescimento4.
Os aminoácidos não essenciais são: alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, glicina, prolina eserina. São igualmente importantes na estrutura protéica; no entanto, se houver deficiência na ingestão de um deles, podem ser sintetizados em nível celular a partir de aminoácidos essenciais ou deprecursores contendo carbono e nitrogênio4.
Uma terceira classe de aminoácidos foi introduzida - a dos “Condicionalmente Essenciais” - como aqueles que podem ser considerados essenciais em determinadosestados fisiológicos de desenvolvimento e determinada condição clínica. É o caso da taurina, cisteína e possivelmente da tirosina que podem ser condicionalmente essenciais nos prematuros (Tabela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!