Importancia do desenho geometrico na engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS
CURSO: ENGENHARIA CIVIL









A IMPORTÃNCIA DA DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL









ALDO FABIAN MONTEBELLO, RA 602164
SILVANA APARECIDA DA SILVA REZENDE, RA 608473












UNIFEOB – SÃO JOÃO DA BOA VISTA
Março/2013
ALDO FABIAN MONTEBELLO, RA 602164
SILVANA APARECIDA DA SILVA REZENDE, RA 608473A IMPORTÃNCIA DA DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL






Trabalho realizado como exigência parcial da disciplina de Expressão Gráfica, do Curso de Engenharia Civil da UNIFEOB, ministrada pela professora Adelci Hilda Mendes Marques









UNIFEOB – SÃO JOÃO DA BOA VISTA
Março/2013


RESUMO
Este artigo tem como objetivo,mostrar a importância da disciplina de Desenho Geométrico na carreira do profissional da Engenharia Civil. Pretende ainda, mostrar o surgimento do Desenho Geométrico e comentar sua importância, assim como a sua história aqui no Brasil, que foi marcada por altos e baixos, gerando como consequência dificuldades de interpretação e de percepção visual aos alunos dos Cursos de Engenharia civil.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ao depararmo-nos com o tema “A Importância da Disciplina de Desenho Geométrico no Curso de Engenharia Civil”, sentimo-nos na obrigação de estudarmos a questão de sua importância não só nos cursos de Graduação, como também no ensino fundamental e médio, base de toda a cadeia educativa.
Vários pedagogos traçam um paralelo entre as alterações promovidas em 1971 pela Lei 5692/71 –Lei de Diretrizes e Básicas da Educação Nacional, que deixou a cargo de cada escola a opção de incluir o estudo do Desenho Geométrico ou na Disciplina Matemática ou na disciplina Educação Artística e as dificuldades enfrentas pelos jovens quando adentram mais profundamente as áreas de Engenharia e Arquitetura.
Em qualquer das opções e sem um espaço destinado especificamente ao estudo do DesenhoGeométrico, esse ficou relevado a um segundo plano.
“As Construções Geométricas executadas com instrumentos como régua e compasso também não seriam mais obrigatórias em vestibulares de Arquitetura e Engenharia na década de 70. São essas decorrências que acentuaram a dispensa do Desenho Geométrico como matéria obrigatória nas escolas”. (ZUIN, 2000)[1].
Apontam essesestudiosos, a importância do ensino das construções geométricas, auxiliando a construção do conhecimento em geometria e mostram as dificuldades encontradas pelos alunos, nos cursos superiores, nos quais a geometria e as construções geométricas são pré-requisitos imprescindíveis .
“Adquirir o conhecimento que permita compreender a linguagem gráfica e comunicar-se com ela é, hoje, essencial. ODesenho Geométrico irá proporcionar essa capacidade e promover o entendimento de outros conhecimentos, em todos os campos da atividade humana. Essa disciplina também ajudará a desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento divergente, a organização e a criatividade.”(Oliveira, 2005).[2]

INTRODUÇÃO

Desde o tempo pré-histórico, o homem utilizava os símbolos gráficos para se comunicar,demonstrando e documentando de uma maneira física, as sensações que lhes eram inerentes, registrando seu cotidiano nas paredes da sua habitação, cujos registros são objetos de estudo até os dias atuais.
A linguagem gráfica é universal, pois independe dos idiomas, além de proporcionar compreensão imediata e interpretação exata dos símbolos usados.
A forma de comunicação estabelecidapelos povos primitivos foi posteriormente aprimorada conforme os seus conhecimentos e limites tecnológicos, possibilitando o surgimento da escrita, que nada mais é do que a combinação de pequenos símbolos desenhados.
O desenvolvimento contínuo das sociedades trouxe ao homem a necessidade de adquirir outros conhecimentos.
Para os gregos que buscavam a racionalidade do universo,...
tracking img