Importancia do capital intelectual na composicao do patrimonio das organizacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
INSTITUTO NÚMERO UM













IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NA COMPOSIÇÃO DO PATRIMÔNIO DAS ORGANIZAÇÕES




RENATA SÍLVIA LÚCIO
Orientador: Prof. MSc: CLAUDOMILSON FERNANDES BRAGA








RIO VERDE - GOÍAS
2011
IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NA COMPOSIÇÃO DO PATRIMÔNIODAS ORGANIZAÇÕES

Renata Sílvia Lúcio¹
Profº: Claudomilson Fernandes Braga²


RESUMO: Esta pesquisa bibliográfica apresenta um estudo sobre o capital intelectual na composição das organizações. Desde os primórdios, o capital intelectual manifesta-se em todas as ações da vida, nas decisões e até mesmo para sobrevivência da espécie humana. As organizações e seus administradores vêm percebendoa sua influência e suas implicações nos resultados empresariais. Os ativos intangíveis, como as qualificações dos funcionários, a tecnologia da informação e os incentivos à inovação, por exemplo, podem desempenhar papel preponderante na criação de valor para a empresa. Os sistemas tradicionais de mensuração, não foram concebidos para lidar com a complexidade desses ativos, cujo valor é potencial,indireto e dependente do contexto. Os ativos baseados no conhecimento devem ser avaliados com cautela, devido seu impacto sobre o destino de qualquer negócio. Portanto esta pesquisa visa demonstrar a importância do capital intelectual na composição das organizações.

Palavra-chave: Empresa, capital e sociedade.

1 INTRODUÇÃO

O valor do conhecer sempre teve sua expressão no tempo. Ohomem desde os primórdios da civilização, em etapas evolutivas como a era do pastoreio, da agricultura, da indústria sempre utilizou a mente, mas, hoje se encontra mais evoluído com o emprego da intelectualidade, ou seja, de um refinado uso da inteligência, apoiado em múltiplos conhecimentos.
Não é demasiadamente rigoroso afirmar que se o saber sempre valeu, hoje valha talvez mais, a pontode poder ser negociado como se fosse algo material. O mundo globalizado atual se caracteriza por um progresso vertiginoso nas novas tecnologias da informação e das telecomunicações.
A contabilidade, ciência do controle do patrimônio, vem acompanhando a evolução com seriedade e responsabilidade, numa era em que o saber é instrumento da própria sobrevivência, mais até que o capital físico,pois a força que o move, acionada pelo homem, é digna de expressão, como valor não só mensurável, mas especialmente utilizável para a obtenção dos fins propostos pelas células sociais.
Ao justificar este estudo, nota-se que cada vez mais se vivencia grandes mudanças no mundo dos negócios. Essas mudanças são frutos de um novo cenário e se faz presente em função basicamente da tecnologia, dainformação e das telecomunicações, que criaram novos mercados e serviços.
Nas empresas, a aplicação do conhecimento que altera principalmente a estrutura econômica, é uma forma de valorizar o ser humano já que só este detém o conhecimento empregado para atuar num ambiente globalizado, e que produz benefícios intangíveis.
As empresas que adotam uma abordagem estratégica à gestão deseu capital intelectual acabam por adquirir oportunidades na melhoria posicional de mercado relativas às organizações que continuam a gerenciar tal capital de forma oportunista, pois se conhecimento é poder, então, em termos de negócios, não se deve deixar que simplesmente as fagulhas voem e acabem destruindo todo um trabalho econômico, desestruturando essas empresas.
O que tem levado asorganizações a enxugar todos os processos que não agreguem valor e a redesenhar os remanescentes, para que propendam a um ponto de excelência, sãos as exigências do atual mercado em agilidade e altos índices de eficiência e eficácia.
O atual progresso técnico-científico, onde os mercados estão cada vez mais globalizados, vem demandando novos comportamentos e atitudes do trabalhador, em...
tracking img