Impetigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Infecções bacterianas – Impetigo
Conceito:
O impetigo é uma infecção cutânea superficial que atinge apenas a epiderme e é causada por cocos gram-positivos. Aparece em duas formas clínicas: impetigobolhoso e não bolhoso.
Etiologia:
O impetigo bolhoso é mais freqüentemente causado pelo Stafilococus aureus, e o não bolhoso, pelo Streptococos beta-hemolítico do grupo A, as vezes os doismicrorganismos podem estar associados na mesma lesão.
Manifestações clínicas:
O impetigo bolhoso localiza-se preferencialmente na face e nos membros inferiores. A lesão inicial é uma vesícula que evoluirapidamente para bolha densa. Seu conteúdo líquido, a princípio claro cítrico, em seguida torna-se purulento. A lesão dissecante, com fina crosta, que se cura no centro e cresce centrifugamente,resultando em borda circinada. Tem importância especial no período neonatal, ocorrendo usualmente na segunda semana de vida, podendo já estar presente ao nascimento em caso de ruptura prematura de membranas,contudo, é mais comum entre crianças de 2 a 5 anos. O impetigo não bolhoso (crostoso) representa mais de 70% dos casos e localiza-se, geralmente, na face e no tronco. A lesão inicia-se com uma pequenavesícula sobre base eritrematosa ( de dermatite prévia, como a atópica, de contato ou em picada de inseto, na pediculose ou escabiose, que se rompe precocemente resultando em secreção purulenta cujoressecamento dá lugar a uma lesão com crosta sero-hemática espessa, em geral confluente. Ocorre raramente antes dos 2 anos de vida.
Ambos os tipos trazem complicações, que podem ser definidas comoprecoces supurativas, tais como miocardites, endocardites, osteomielite, abscesso cerebral, meningite e trombose do seio carvenoso, e ainda complicações tardias não-supurativas, a glomerulonefritedifusa aguda pós-estreptocócica.
Medidas terapêuticas
O tratamento pode ser local, em que se preconiza limpeza com água e sabão antisséptico (triclosana, irgasan, clorexidina ou iodo-povidona),...
tracking img