Impetigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O impetigo é uma infecção causada por Staphylococcus e Streptococcus Impetigo é uma dermatose epidérmica. Na verdade, ela afeta a pele, formando lesões na forma de bolhas, rodeados por ulcerações. As bolhas se enchem de pus e estouram. As lesões são, então, transformadas em uma crosta amarelada. É uma doença muito comum e muito contagiosa, especialmente entre as crianças.
As lesões sãoessencialmente no rosto. Eles também são encontrados nas mãos, pescoço e couro cabeludo.
Como o impetigo afeta somente a epiderme, não há cicatrizes, a crosta desaparece após o tratamento.
Fala-se de impetigo bolhoso, mais comum em crianças, quando as lesões estão pouco inflamadas, e é geralmente causado por Staphylococcus aureus.
O impetigo pode às vezes se transformar em ectima, uma forma grave. Aslesões são mais graves: mais inflamadas e mais ulceradas. Em geral, o ectima desenvolve em pessoas cujo sistema imunológico “está baixo”. O agente causador da ectima é sempre os Streptococcus.
Quanto àqueles que já sofrem de doenças de pele como eczema, sarna ou herpes, há uma superinfecção com impetigo, o qual se chama de impetiginização. Esta forma de impetigo é mais comum em adultos.
Causas deimpetigo
As bactérias que causam impetigo são os Staphylococcus e Streptococcus.
Como o impetigo é uma doença frequente e altamente contagiosa, os doentes devem manter-se isolados. Os mais afetados são as crianças. Assim, uma vez diagnosticada, as crianças devem se ausentar da escola durante o tratamento. Os pais devem notificar a escola para que a infecção não se espalhe ainda mais.
Pessoasem risco
Normalmente, o impetigo é uma doença que afeta principalmente as crianças. O impetigo é uma doença altamente contagiosa, que deixa as pessoas próximas às crianças, altamente expostas. Assim, as pessoas em situação de risco sã pais, irmãos, colegas de classe.
Por conseguinte, é essencial que a criança doente fique em quarentena, ao aparecer os primeiros sinais da doença.
Os diabéticos eimunodeprimidos desenvolvem também um impetigo mais grave, mais pronunciado, chamado de ectima.
Sintomas impetigo
Os sintomas do impetigo incluem:
- Aparecimento de bolhas grandes, cercado por um círculo vermelho;
- Bolhas cheias de pus;
- Quando as bolhas estouram, deixam uma crosta amarelada a mel;
- Coceira;
- Linfadenopatia (Inflamação dos gânglios linfáticos);
Essas bolhas aparecemna face, orelhas, couro cabeludo, pescoço e mãos. Em geral, as lesões aparecem primeiramente nos orifícios do rost boca, nariz. Em seguida, eles generalizam pelo rosto e até para o resto corpo.
Apesar da presença de bolhas e pus, geralmente não há febre. A condição geral é boa.
Diagnóstico do impetigo
O médico irá examinar as lesões, a fim de detectar os sintomas de impetigo. Na verdade, oimpetigo é uma infecção da pele causada por Streptococcus e Staphylococcus, que causam bolhas, vermelhidão e coceira características. As bolhas estouram e deixam crostas amareladas. Por outro lado, não há febre ou outros sinais. O médico irá fazer perguntas complementares a fim de traçar a história da doença e evitar que ela vá mais longe.
Em princípio, na forma benigna de impetigo (impetigo comum),não é necessário fazer cultura das lesões, para determinar o agente causador do impetigo, e para confirmar o diagnóstico. Este teste será feito apenas em caso grave, quando o impetigo é recorrente ou quando há ectima (forma mais grave, com mais lesões ulcerativas e com crostas mais numerosas).
Complicações impetigo
Em geral, o impetigo se cura muito bem, apesar de sua auto-disseminação fácil napele do doente. O impetigo é tratado com antibióticos sob a forma de creme ou comprimido.
Além disso, devido às bolhas causadas pelo impetigo afetarem somente a epiderme, não há cicatrizes.
A principal complicação do impetigo é uma epidemia. Com efeito, dado que está doença é altamente contagiosa. Este é o momento de ruptura das bolhas cheias de pus, causando a liberação das bactérias que...
tracking img