Imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
Imperialismo  
 
Imperialismo refere ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente. 
O Imperialismo foi umsistema criado, no século XX, por grandes potências europeias (especialmente Inglaterra e Alemanha) e que visava o lucro (com mão de obra barata), abertura de novos mercados consumidores e matéria primabarata e abundante. Para se lograr com tudo isso, explorava-se países da África e Ásia. Utilizava-se de desculpas para se cometer terríveis trucidades em prol do seu próprio desenvolvimento, diziam queo intuito que realmente queriam era o desenvolvimento tecnológico à nível global. Os territórios que eram anexados perdiam sua soberania.  Apesar das impactantes necessidades econômicas que explicama realização destes fatos históricos, não podemos deixar de levar em conta a ideologia construída por de trás do imperialismo. De fato, vários intelectuais e religiosos partilharam de teses e opiniõesque também justificaram a entrada europeia em domínios afro-asiáticos. 
Dentro dessa perspectiva, os ideólogos do imperialismo acreditavam que o modelo de civilização europeu era o que oferecia asmelhores condições de vida ao homem. Logo, quem estivesse apartado de tal modelo, viveria em uma condição inferior e não tão privilegiada se colocada em contraponto à funcionalidade de váriasinstituições e costumes de origem europeia. Em geral, os ideólogos realizaram uma apropriação indevida das teorias darwinistas ao promoverem um molde ao avesso da compreensão das culturas. Nesse modelo, oseuropeus ocupavam o mais elevado posto de uma hierarquia que transformava os africanos e asiáticos em povos atrasados e selvagens. A missão do “homem branco” era proporcionar a inestimável oportunidadedessa massa “incivilizada” de se modernizar e superar alguns dos degraus dessa escala evolutiva idealizada. 
Por volta do século XIX, as grandes potências imperialistas envolveram-se em conflitos...
tracking img