Impactos no manuseio, armazenamento e transporte de para-choques.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS NO MANUSEIO, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE PARA-CHOQUES.

Betim-MG
Abril/2009

IMPACTOS NO MANUSEIO, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE PARA-CHOQUES

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Pitágoras do Campus Betim, como parte das exigências do programa do curso de Pós graduação em Engenharia de Produção, para obtenção do título.

Orientador:Luiz Filipe Trivelato

Betim - MG
Abril/2009

Dedico este trabalho, primeiramente a Deus, a todas as famílias e a todas as pessoas que torceram por nós durante está etapa de nossas vidas.


AGRADECIMENTOS

Ao Criador, que nos deram a vida e o qual em todos os momentos confiamos firmes e decididamente. Assim como tambémdotou-nos de uma mente e uma inteligência que nos incitam na busca do saber e da verdade.
Agradeço também, todas as famílias e em especial aos nossos professores Luiz Filipe Trivelato, Aloísio, Marcelo Alvin, Leonel, Solange, aos amigos de classe e a toda equipe do Pitágoras que nos apoiaram nesse trajeto de nossas vidas, comemorando os momentos alegres e nos confortando. Ao nosso orientador LuizFilipe Trivelato, agradeço pela confiança e dedicação, pelo incentivo durante o curso.

´´Aquilo que persistimos fazer torna-se difícil, não porque a natureza da tarefa muda, mas porque a nossas capacidades de fazer aumenta”.
Luigui Giussani

RESUMO

A empresa a ser estudada Plascar Industria de Componentes Plásticos Ltda, situada na região de Betim-MG, Constatou-se que durante oprocesso de manuseio da área de armazenamento dos para-choques (Kamban) , alto índice de riscos e batidas no produto acabado, antes mesmo deste chegar ao cliente final.
O principal risco ocorre durante o manuseio e movimentação interna das peças. É neste momento que há maior probabilidade de impactos indesejados, que afetam a peça em várias regiões causando danificações diversas.
Para redução desteproblema adotamos os princípios da ferramenta de qualidade Kaizen,que pode tornar o processo mais eficaz , adotando continuamente melhoria, visto que, um de seus conceitos é a administração japonesa, ter um pensamento voltado para o processo.
Este trabalho apresentou os conceitos da filosofia Kaizen, bem como comprova sua aplicabilidade em uma indústria de fabricação de para-choques para umaindústria automobilística, através de um estudo de caso.
O estudo realizado foca o objetivo de avaliar e adequar a ferramenta Kaizen como melhoria continua no processo de manuseio do produto acabado. Podendo ser grande importância no processo de manuseio da peça, com implementações de ações de contenções e corretivas, que influenciou de forma positiva nos resultados da organização.
Durante os trêsmeses de estudo foi analisado, as possíveis causas que podem levar a danificação das peças durante o processo de manuseio na área de armazenamento e montagem de componentes.
Pela analise e conceito e resultados pode-se concluir que a ferramenta Kaizen enfatiza os esforços humanos, moral, a comunicação , trabalho em equipe , envolvimento e disciplina .
A conforme a pesquisa esta sendo realizado oacompanhamento da evolução de toda a ação de melhoria aplicada neste processo, apresentado para a organização um conjunto de medidas de melhoria com ênfase no método Kaizen.

ABSTRAT

The company to be studied Plascar Industry of Plastic Components Ltda, situated in the region of Betim-MG, Evidenced that during the manuscript process of the area of storage of the bumpers (Kamban), high index ofrisks and strokes in the finished product, before exactly of this to arrive at the final customer.
The main risk occurs during the manuscript and internal movement of the parts. It is at this moment that has greater probability of indesejados impacts, that affect the part in some regions causing diverse damnifications.
For reduction of this problem we adopt the principles of the tool of...
tracking img