Embalagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMBALAGENS




1. INTRODUÇÃO


A embalagem tornou-se item essencial da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades das empresas.

O desenvolvimento da embalagem seguiu o desenvolvimento humano, da necessidade inicial do homem de armazenar água e alimentos em algum recipiente, visando à sobrevivência própria, até o inicio das atividades comerciais e disseminação do uso dasembalagens.

Hoje em dia a embalagem esta presente em todos os produtos, de formas e funções variadas, sempre com a evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas.

Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadoriasno tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.

Para se ter uma idéia da representatividade da embalagem na economia, segundo Moura e Banzato (2000), os gastos com embalagem representam aproximadamente 2% PNB. E o Brasil perde entre 10% e 15% da sua receita de exportação por causa de embalagens deficientes.




2. CONCEITODependendo do foco em que esta sendo estudado, o conceito de embalagem pode variar. Para um profissional da área de distribuição, por exemplo, a embalagem é classificada como uma maneira de proteger produto durante sua movimentação. Enquanto o profissional de marketing a embalagem é muito mais uma forma de apresentar o produto, visando atrair clientes e aumentar as vendas, do que uma forma deprotegê-lo.

Um conceito mais abrangente proposto por Moura e Banzato (2000) faz referencia a embalagem como:

“Conjunto de artes, ciências e técnicas utilizadas na preparação das mercadorias, com o objetivo de criar as melhores condições para seu transporte, armazenagem, distribuição, venda e consumo, ou alternativamente, um meio de assegurar a entrega de um produto numa condição razoável aomenor custo global” MOURA & BANZATO (2000, p.11).

Neste conceito os autores tentam abranger tudo que envolve a concepção da embalagem: arte (design, cores, formatos); técnicas de produção, e ciências (novos materiais e tecnologias).

Bem como suas funções: a de proteção da mercadoria, durante as atividades de logística, e a de exposição ao consumidor, como meio de aumentar as vendas. Semdeixar de considerar os custos envolvidos na produção e no transporte de mercadorias.


3. CLASSIFICAÇÃO


Quanto à classificação, a mais referenciada é a que classifica de acordo com as funções em primária, secundária, terciária, quaternária e de quinto nível.

• Primária: é a embalagem que está em contato com o produto, que o contém. Exemplo: caixa de leite, lata de ervilha, vidro deazeitonas.
[pic]
• Secundária: é aquela que protege a embalagem primária. Exemplo: o fundo de papelão, geralmente com 12 unidades de caixas de leite envolvidas com plástico e disposta para venda no varejo.
[pic]
• Terciária: são as caixas de madeiras, papelão, plástico.
[pic]
• Quaternária: são embalagens que facilitam a movimentação e a armazenagem, qualquer tipo decontenedor. Exemplo: contêiner.
[pic]
• Embalagem de quinto nível: é a embalagem conteinerizada, ou embalagens especiais para envio a longa distancia.
[pic]


Outra classificação proposta por Bowershox e Closs (2001) classifica as embalagens em dois tipos: embalagens para o consumidor, com ênfase em marketing, e embalagem industrial, com ênfase na logística.


* Embalagem parao consumidor com ênfase no Marketing
O projeto da embalagem de consumo deve ser voltado para a conveniência do consumidor, ter apelo de mercado, boa acomodação nas prateleiras dos varejistas e dar proteção ao processo. A embalagem dos produtos de consumo precisa chamar a atenção no ponto de venda, informar as características e atributos do produto e despertar o desejo de compra no consumidor....
tracking img