Impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho irei apresentar os principais aspectos dos impactos ambientais urbanos, a poluição da água e solo, os problemas causados pelo lixo e suas possíveis soluções, e as normas de preservação do meio ambiente.

IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS

O meio ambiente urbano

Será que podemos falar em "ecossistema urbano"? A rigor, esta é uma expressão incorreta porque, paraexistir um ecossistema, é necessário que haja um ambiente em perfeito equilíbrio, formado pela relação entre plantas, animais, clima e solo. Além disso, a existência de um ecossistema implica auto-suficiência, portanto implica a existência de organismos produtores de matéria e energia e a presença de consumidores e decompositores. Pode-se falar apenas em sistema urbano, considerando que sistema "é umconjunto de partes coordenadas entre si que concorrem para alguma finalidade". Pode-se falar também em meio ambiente urbano. Assim, a cidade é um sistema especial composto por apenas uma etapa consumidora, mas interfere em vários ecossistemas, muitas vezes situados a milhares de quilômetros de distância.
Estima-se que, em média, o espaço "consumido" pela cidade seja pelo menos dez vezes maior queaquele ocupado por sua malha urbana. As grandes aglomerações urbano-industriais consomem enorme quantidade de energia e matérias-primas e, assim, produzem toneladas de subprodutos resíduos sólidos (lixo), líquidos (esgotos) e gasosos (fumaças e gases) - que, por não serem reaproveitados, acumulam-se no solo, nas águas e no ar, causando uma série de desequilíbrios no meio ambiente. Alguns dessesimpactos ocorrem em escala local, ou seja, na própria cidade; outros em escala regional e global, extrapolando os limites da cidade que Ihes dá origem.
Fala-se muito dos problemas ambientais das grandes aglomerações urbanas, mas, muitas vezes, até por falta de documentação, deixa-se de perceber que as pequenas cidades também estão sujeitas a graves impactos no meio ambiente. A maioria da populaçãomundial vive em cidades pequenas, e muitas delas, sobretudo nos países mais pobres, como as da África Subsaariana e as do sul da Ásia, não têm recursos suficientes para implantar sistemas de saneamento básico e de coleta de lixo. Além disso, as grandes cidades, de forma geral, são mais prósperas e recebem mais recursos dos governos do que as pequenas. Assim, não se pode fazer uma correlação diretaentre crescimento da população urbana e aumento dos impactos ambientais, pois muitas vezes uma cidade pequena pode apresentar problemas ecológicos mais graves do que uma grande metrópole.

Poluição

O termo poluição deriva do latim polluere, que significa “manchar, sujar". De fato, os romanos já “sujavam" o meio ambiente. Não apenas os romanos, mas também todos os povos que os precederam. Emresumo, desde que a humanidade surgiu na face da Terra, há poluição: matéria orgânica jogada no solo e fumaça lançada no ar, por exemplo. Obviamente, quando as populações eram reduzidas e ocupavam em baixa densidade um território vasto, os efeitos dessa interferência eram menos perceptíveis, e o ambiente tinha tempo para se regenerar. Com o crescimento populacional, entretanto, os vários tipos deimpacto ambiental aumentaram e, com a expansão das modernas sociedades tecnológicas com alta capacidade de produção e de consumo, agravaram-se. Mas o que é exatamente poluição? É qualquer alteração prejudicial provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em micro escala, o interior de uma casa. Essas alterações podem ser:
*Inicialmente, apenas das proporções ou das características de um dos elementos que formam o próprio meio, causando um desequilíbrio. É o caso do aumento da concentração de gás carbônico, naturalmente presente na atmosfera.
* Resultado da introdução de substâncias naturais, porém estranhas, a determinados ecossistemas, muitas vezes causando contaminação. É o caso do despejo de matéria orgânica no...
tracking img