Impactos ambientais nos ecossistemas brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactos Ambientais nos Ecossistemas Brasileiros¹
Hiago Lisboa Carvalho²
Ricardo Henrique Gonçalves Silva²
Roberto Nunes Ferreira³
Resumo
Os cinco ecossistemas brasileiros são a Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantal e Pampas. Eles são de grande importancia não somente para o Brasil, mas também para o mundo, porém o homem não cuidou totalmente desses biomas e causou várioimpactos em seus meios. Atualmente, parte da sociedade tenta reverter o estado atual em que à natureza se encontra, algumas atitudes obtem exito e outras não.
Palavras chaves: Impactos, Ecossistemas, Brasil
Abstract
The five Brazilian ecosystems are the Amazon, Cerrado, Atlantic Forest, Caatinga, Pantanal and Pampas. They are of great importance not only for Brazil but for the world, but the man didnot care all of these biomes and caused various impacts on their means. Currently, the society tries to reverse the current state in which the nature is, some attitudes and some do not get success.
Keywords: Impacts, Ecosystem, Brazil
Introdução
O Brasil, uns dos principais países emergentes do mundo sofre com a seguinte dialética: “Progresso x Desenvolvimento Sustentável”. Até hoje osimpactos ambientais nos ecossistemas brasileiros provocados pelo homem é de proporções drasticas, todo esse processo é formentado no evolução não sustentável que o país sofreu durante muitos anos, somento no século XXI foi difundindo as boas relações ambientais que o ser humano tem que ter para não sofre com possíveis consequências no futuro. Desde 1500 quando os portugueses chegaram a maravilhosa Terrade Vera Cruz, os ecossitemas brasileiros sofreram impactos em seus biomas e somente de alguns anos para cá foi dado uma importância a questão ambiental brasileira., e este atigo trata dos principais impactos causados nos ecossitemas, um por um.
Amazônia
O principal impacto ambiental sofrido na Amazônia é o desmatamento, o qual corresponde a conversão de áreas florestais para áreas nãoflorestadas. A floresta permaneceu praticamente intacta até o início dos anos de 1960, já que não havia recursos que facilitasse o acesso ao interior da mesma. A partir de 1960, Fazendas começaram a estabelesse-se na região, fazendo com que áreas nunca tocadas fossem desmatadas, pois na época a ideologia era baseada no corte e queimadas para se cultivar em terra “agricultáveis”.
Cerrado
O Cerradobrasileiro está sendo devastado cada vez mais, seu ecossistema vem se empobrecendo em virtude da ação humana. Muitos consideram o Cerrado como a “savana” com maior biodiversidade no mundo, porém ela não conseguiu escapar das má ações do homem. A interferência humana é dominante no cerrado brasileiro, um desses exemplos é que, em Minas Gerais, prevalece a pastagem; já em São Paulo, à atividade agrícola.Para combater essa devastassão, a Embrapa está investindo em programas para incentivar o desenvolvimento de meios alternativos (integração lavoura e pecuária) no manejo do solo, assim permitindo o aumento da produção de alimentos sem carecer da necessidade de que seja feito desmatamentos.

Mata Atlântica
Setenta por cento da população brasileira habita a região da Mata Atlântica, isso érefletido em um alto grau de desmatamento que sofre esse bioma, o alarmante é que o ser humano não se preocupa nem com a biodeiversidade do local o qual ele mora e suas futuras gerações irão viver. O desmatamento da Mata Atlântica iniciou desde quando os portugueses chegaram aqui (por volta de 1500 D. C.), hoje existe apenas 10% da mata nativa, a qual se encontra em pequenos fregmentos possuindo menos de50ha, sendo isolados entre si. Mesmo sendo uma área legalmente protegida, a caça, extração predatária e perda de áreas de floresta não diminuirão. Pesquisas apontam que ao menos 510 espécies atualmente encontram-se em extinção global, nacional ou no próprio bioma. Exemplos de especíes com estição desde o nivel global até o regional é o pau-brasil e o mico-leão-preto.
Caatinga
A Caatinga...
tracking img