Impactos ambientais em ecossistemas brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS EM ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
Por Prof. Décio IMPACTOS AMBIENTAIS EM ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

A natureza no Brasil tem sido agredida desde o início da colonização, sendo a faixa litorânea onde encontramos a Mata Atlântica a primeira a ser atingida, tendo 90% de sua área original derrubada devido a ocupação no período colonial por causa da fundação de cidades, odesenvolvimento de atividades agropecuária e posteriormente a instalação do parque industrial brasileiro. Os mangues e a vegetação litorânea (restingas) também foram muito afetadas pela ocupação humana, principalmente devido a construção de portos, casa de veraneios, hotéis e resorts, a exploração turísticas, a extração de sal e a pesca predatória que completaram o estrago em ecossistemas litorâneos. À medidaque a ocupação do território nacional se expandiu para o interior, outros ecossistemas tiveram seu equilíbrio ecológico rompido pelas atividades que ali se desenvolveram com o ciclo do ouro através da mineração em Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e a criação de gado no sertão nordestino atingindo a Caatinga, na Região Sul os Campos ou Pradarias e mais tarde na Região Centro-Oeste do país o Cerradoe a Vegetação Complexa do Pantanal. Na década de 1960 até os dias de hoje, com a construção de Brasília, de rodovias e de usinas hidrelétricas, bem como, a implantação de projetos agropecuários e de mineração causou fortes impactos ambientais nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Com a aceleração da urbanização nas últimas décadas, uma nova forma de impacto ambiental tem aumentado noBrasil: trata-se dos impactos causados em ambientes urbanos.

IMPACTOS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA Embora o ecossistema amazônico tenha sido menos atingido que outros ecossistemas brasileiros no início da colonização, seu processo de destruição vem se acelerando rapidamente nas últimas décadas. Atualmente, o desmatamento é o principal responsável pelos impactos ambientais da Floresta Amazônia, onde temos aexploração predatória de madeiras, as queimadas que preparam os terrenos para os grandes projetos agropecuários (soja e criação de gado), a construção de usinas hidrelétricas, rodovias e ferrovias, o extrativismo mineral e o crescimento demográfico.

As atividades agropecuária e madeireira, realizadas principalmente nos últimos trinta anos, são responsáveis por grande parte dos desmatamentosocorridos nessas florestas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já foram devastados cerca de 550 mil quilômetros quadrados da floresta amazônica brasileira, o que equivale a 13,7% da mata. As queimadas fazem parte do processo de transformação das florestas em roças e pastagens. O fogo é o instrumento utilizado pelos fazendeiros para limpar o terreno e prepará-lo para aatividade agropecuária ou para controlar o desenvolvimento de plantas invasoras. Na maior parte dos casos, elas são realizadas no final da estação seca, quando é obtido o maior volume de cinzas e quando a vegetação está mais vulnerável ao fogo.

Apesar de barato, esse processo traz inúmeros impactos ambientais, principalmente ao fugir do controle, atingindo áreas que não se desejava queimar.Num primeiro momento, as queimadas podem funcionar como fertilizantes do solo, uma vez que as cinzas produzidas são convertidas em nutrientes vegetais pelos microorganismos da terra. No entanto, a queima sucessiva de uma mesma região pode matar esses mesmos microorganismos, tornando o solo cada vez mais empobrecido e impróprio para a agricultura.

Esse procedimento traz ainda conseqüências noclima e no ciclo das águas. Os pastos e as lavouras absorvem menos energia solar do que a vegetação original e podem contribuir para uma redução de chuvas e um aumento na temperatura da região Amazônica. As queimadas são ainda responsáveis pela emissão significativa de gases que causam o efeito estufa, como o gás carbônico (CO2). Por outro lado, as plantas retiram esse gás da atmosfera, utilizando-o...
tracking img