Impacto e toxidez pesticidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIDADE BENTO GONÇALVES
CURSO ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

CATHERINE RYPCHINSKI
FELIPPE GATTI GOMES
VALESCA COSTANTIN

PESTICIDAS COMPARADOS: APLICAÇÃO, IMPACTO E TOXIDEZ

Bento Gonçalves
2011

INTRODUÇÃO

Os pesticidas são substâncias sintéticas, ou não, destinadas a eliminar diferentes pestes. Entre eles os tipos maiscomuns são os inseticidas que são eliminadores de insetos, os herbicidas eliminam ervas daninha e os fungicidas que eliminam fungos.
O uso desses produtos químicos tem aumentado muito a produção, mas o seu uso indiscriminado e sem os devidos cuidados, acarretam muitos problemas tanto ambientais quanto para a saúde de animais e do próprio homem. Este trabalho pretende mostrar alguns tipos deagrotóxicos, enfatizando seus efeitos negativos sobre o ambiente e a saúde, comparando suas aplicações impacto e toxidez.
Pesticidas inorgânicos e organometálicos foram em grande parte gradualmente eliminados devido a sua persistência nos solos, sendo o mercado atual dominado pelos herbicidas totalmente orgânicos, onde sua principal vantagem é o fato de serem muito mais tóxicos para certas espécies deplantas do que para outras, sendo usado para erradicar algumas sem prejudicar outras. (Colin, 2006)
Pesticidas organoclorados são compostos formados por carbono e cloro, alguns dos quais são encontrados na natureza e devido a sua toxidade para algumas plantas e insetos, muita desses compostos produzidos sinteticamente tem tido um amplo uso como pesticida. São produtos que se degradam muitolentamente, tendendo a se acumular, não dissolvem facilmente em água, mas são muito solúveis em meios gordurosos como óleos e tecidos adiposos. (Colin, 2006)
Pesticidas à base de organofosforados e Carbamados são do tipo não persistente, representando uma vantagem sobre os organoclorados, contudo apresentam geralmente um efeito tóxico mais agudo (imediato) para os seres humanos e outros animais. Muitosdesses produtos representam um grande perigo para a saúde daqueles que os aplica e para qualquer pessoa que entre em contato com os mesmos.
Pesticidas naturais são a nicotina, a roterona, os feromônios e os hormônios juvenis. Um grupo desses pesticidas que é usado durante séculos é o grupo das piretrinas, seus compostos originais foram obtidos através de certas espécies de crisântemos.
Os BifenilasPoliclorados são substâncias que se assemelham toxicamente a alguns organoclorados (como o TCDD) e por serem muito comparado aos pesticidas, nesse quesito, são citados nesse trabalho. Porém sua aplicação vai além do campo, e sim mais na área industrial onde durante aproximadamente cinco décadas do século XX foram utilizados em grande escala pelo mundo sem ao menos saber seus riscos.

Artigo 1:ESTIMATIVA DE RISCO DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS POR PESTICIDAS NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO RS

Segundo o artigo, a produção agrícola sempre esteve associada ao uso de pesticidas com a finalidade de evitar e combater pragas que geram perdas na colheita. Os principais produtos usados comercialmente são compostos orgânicos sintéticos com alta atividade biológica, entre estes, destacam-se, osinseticidas, fungicidas e herbicidas que em geral são tóxicos, podendo ser cancerígenos e causadores de mutações.
Com o crescimento demográfico, a demanda de alimentos aumentou, e para garantir alimentos suficientes à população, faz-se o uso de pesticidas. Esses compostos são aplicados em quantidades significativas e em áreas extensas tendo como principal destino o meio ambiente.
A contaminação porpesticidas ocorre tanto pontualmente como nas áreas adjacentes, podendo atingir até mesmo locais mais distantes do ponto de aplicação. Dependendo de suas características os pesticidas podem permanecer em diferentes compartimentos ambientais, tais como atmosfera, solo, água de superfície e subterrânea. Através das suas propriedades físico-químicas, pode-se estimar seu comportamento no meio ambiente,...
tracking img