Imagem profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imagem Profissional

Elementos que compõem uma boa imagem profissional valorizada pelo mercado de trabalho.
Para começar é importante saber que em todos os lugares por onde você anda, ao cruzar com as pessoas, é quase inevitável imaginar quem e como são.
Do mesmo modo, sua imagem também é analisada por outras pessoas, especialmente em situações de trabalho e de seleção, em que há atéprofissionais especializados para tal tarefa.
No nosso dia-a-dia o primeiro contato que temos com outra pessoa costuma ocorrer quando a visualizamos.
Na rua, no trabalho, na universidade, no trânsito, nas festas, enfim, em todos os lugares por onde anda, você imagina como são as pessoas com quem cruza e, mesmo sem perceber, faz julgamentos sobre ela: “aquele homem tem um ar muito estranho, suspeito...”Do mesmo modo, os outros imaginam quem você é a partir do primeiro contato com sua imagem.
Se você está sendo percebido, observado e analisado por sua aparência em todos os lugares e a todo instante, é fundamental ter alguma preocupação com a maneira de se vestir e se apresentar, a menos que não se importe sobre o que pensam de você e, mesmo nesse caso, é comum utilizar a aparência paratransmitir essa idéia!
“A primeira impressão é a que fica!” Você com certeza já escutou essa expressão, não é mesmo?
Esse comportamento das pessoas, de imaginar e tirar conclusões à primeira vista, mesmo que vagas e imprecisas, sobre algo ou alguém, é bastante comum e geralmente não pode ser evitado, seja pelo instinto de defesa, seja pela necessidade de identificar os semelhantes e muitas outrasrazões.
Nos processos de seleção e nas situações de trabalho, o modo de se apresentar pode ser determinante na sua contratação e na sua permanência e ascensão.
Tudo depende de como você é percebido e interpretado, e principalmente para aqueles que entram em contato com você pela primeira vez sua apresentação será a principal referência, seu “cartão de visitas”.
Muitas vezes temos uma impressãonegativa de uma pessoa no primeiro contato, depois que a conhecemos melhor, mudamos completamente nossa opinião e modo de pensar sobre a pessoa.
Isso ocorre em todos os ambientes e com os mais variados tipos de pessoas, seja: entre amigos, na faculdade, no ônibus, no supermercado e como não poderia ser diferente, no processo seletivo também.
Por isso devemos utilizar os meios de contato com a empresa(dinâmica de grupo, entrevista ou simplesmente um telefonema) para transmitir uma boa impressão.
Essa boa primeira impressão é transmitida através do nosso comportamento, atitudes, postura, comunicação e apresentação.
Portanto, os primeiros contatos são fundamentais na construção de uma imagem a seu respeito e essa imagem dependerá especialmente da: forma como você estiver vestido, da sua posturacorporal e do modo como se expressa nas conversas.

Vamos conhecer mais detalhadamente sobre a postura, atitudes, comunicação e vestimenta.

Começaremos pela POSTURA Observe as imagens abaixo:
A pessoa que possui os ombros caídos, os quadris desencaixados e a postura cabisbaixa demonstra cansaço, desmotivação e desânimo.

Agora observe a postura correta:
A pessoa que possui a posturacorreta, que apresenta quadris encaixados, coluna ereta, ombros alinhados e a cabeça levemente erguida, demonstra motivação, vontade, energia e atenção.

Lembre-se: nosso corpo fala! A maneira como sentamos, andamos e gesticulamos expressa as características da nossa personalidade e do nosso “estado de espírito” naquele momento e isso com certeza é analisado no processo seletivo.
É possívelrefletir calma ou agitação, timidez ou desinibição, alegria ou depressão, confiança ou medo, arrogância e muito mais.
Além da postura, outros fatores são importantíssimos nesse momento.
Transmita compromisso e senso de responsabilidade, pois essas são exigências inegociáveis do mundo do trabalho.
Improvisos e atrasos!
Um modo bem fácil de fazer construir essa imagem é ser pontual. Para tanto,...
tracking img