Imagem da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL - ASSEFRENI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
CELER FACULDADES
COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

A VULGARIZAÇÃO DA IMAGEM DA MULHER

JAQUES ANTONIO DE TOLEDO
DISCIPLINA: ÉTICA E LEGISLAÇÃO PUBLICITÁRIAPROFESSOR: RAPHAEL ALBINATTI

Xaxim - SC, 01 de dezembro de 2010.

A VULGARIZAÇÃO DA IMAGEM DA MULHER

A mulher, cujo seu desenvolvimento em uma sociedade machista vem aumentando a cada ano que passa. A mulher que cumpria apenas seu papel de esposa e mãe vai construindo sua própria história e conquistando direitos nesta mesma sociedade. Assim, foi a luta pelalibertação e pelo direito ao trabalho, pelo direito ao exercício da cidadania, por emprego, pelos direitos políticos.
“A imagem da mulher, em peças de vanguarda, romances, filmes e nas novelas de televisão, é ou a de mães, monstros canibais devoradores de homens ou, então, a de lolitas, objetos sexuais – e objetos sexuais não de impulsos heterossexuais, mas sadomasoquistas”.(Betty Friedan, ativista dos direitos da mulher, em discurso feito em 1969 nos EUA) apud Woitowicz. (www.bocc.ubi.pt/pag/woitowicz-karina-artigodiadamulher.pdf)

No Brasil, por exemplo, temos hoje a primeira mulher eleita presidente do país. Da mesma forma podemos lembrar as mulheres lutadoras no mundo inteiro, que deram suas vidas pela conquista de mais direitos para as mulheres e quebuscaram através destas lutas, a igualdade de direitos perante os homens. Desta forma podemos lembrar Lora Tristán, Louise Michel, Rosa Luxemburgo, Clara Zetkin, Pen Pi Lan, Edith Bone, Margarida Alves e Patricia Galvão(Pagu).
De sagrada à profana, de pura à pecaminosa houve um tempo em que o destino das mulheres começou a tomar outro rumo mais positivo. Houve grandes transformaçõesmundiais, como por exemplo, a revolução industrial, guerras, dentre outras, que acabaram por contribuir positivamente para a abertura da oportunidade do trabalho. (ARANY, 2010).

Para ARANY, “o feminismo contribuiu para que as mulheres pudessem pensar que como seres humanos possuíam os mesmos direitos à evolução que os homens. Com isto veio o tempo da liberdade feminina e da igualdadeentre a mulher e homem.” Com isso, as mulheres ganharam espaço na sociedade e mídia. Alguns aspectos positivos quando se trata da busca pela emancipação da mulher, e outros aspectos negativos, quando se trata da exposição da imagem da mulher na mídia para fins comerciais.
A vulgarização da imagem da mulher tem gerado discussões e polemicas no Brasil. Pois diariamente nos deparamos com algumasituação que expõe claramente a imagem da mulher, seja através de anúncios, da música ou de outro meio qualquer. Essa polêmica tem dividido opiniões. São situações complicadas e constrangedoras para as próprias mulheres como exemplifica a Deputada Iara Bernardi (PT-SP): continuamos tendo a invasão de músicas que desrespeitam a mulher ao dizer que tapa não dói, que mulher gosta de levar tapa nacara ou que legal são as "cachorras". Isso demonstra grande indignação por parte de movimentos feministas no Brasil e a própria deputada entrou com o projeto de lei (PL nº11/2003) que proíbe a veiculação de peças publicitárias em qualquer meio de comunicação, que utilizem imagens sensuais ou pornográficas como atrativo. O tema está em andamento e ainda não teve sua aprovação, porém continua gerandodebate entre Câmara, publicitários e os meios de comunicação. O fato de um anuncio com exposição da imagem da mulher circular livremente na mídia afeta não só mulheres mas também as crianças, pois o uso das imagens sensuais e de marcado conteúdo eróticas nos comerciais de TV e de outros meios de comunicação, estimula o consumo compulsivo e irracional.(BERNARDI, 2003).
[...]...
tracking img