O impacto na imagem corporal das mulheres mastectomizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 3
2. REFERENCIAL TEÓRICO 4
3. REVISÃO DE LITERATURA 6
4. JUSTIFICATIVA 9
5. OBJETIVOS 10
5.1. Objetivo geral 10
5.2. Objetivos específicos 10
6. MÉTODO 10
7. RESULTADOS 11
8. DISCUSSÕES 11
9. REFERÊNCIAS................................................................................................. 12















1.INTRODUÇÃO

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido a sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem corporal. O câncer de mama é uma enfermidade assustadora para todos. Apesar dos grandes avanços terapêuticos obtidos na área nos últimos anos, o câncer de mama está em primeiro lugar doscânceres que acometem as mulheres (BRASIL, 2008).
Dentre as neoplasias malignas, o câncer de mama tem sido o responsável pelos maiores índices de mortalidade no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que por ano ocorra mais de 1 milhão de casos novos de neoplasia mamária em todo mundo, o que faz com que seja o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. (BRASIL, 2010). Tornando-se umadas grandes preocupações em saúde pública, no que diz respeito à saúde da mulher.
Foram registradas 8.390 mortes decorrentes deste tipo de câncer. Dos 402.190 novos casos de câncer com previsão de serem diagnosticados pelo fato de ser considerado como uma doença que a médio ou longo prazo, resulta em mutilação da mama e pode levar a morte (BARBOSA et al, 2004).
Dados do Instituto Nacional deCâncer (INCA) revelaram, que no ano de 2010, 49.240 novos casos de câncer de mama com incidência de 49,27 para cada 100 mil mulheres.
Segundo (DUNCAN et al, 2006),para a população em geral, em função do alto custo de programas de rastreamento para o câncer de mama, tem-se valorizado muito o auto-exame das mamas, que quando feito corretamente, pode levar a mulher a procurar o médico precocemente,caso encontre alguma alteração.
O câncer de mama ou carcinoma mamário é o resultado de multiplicações desordenadas de determinadas células que se reproduzem em grande velocidade, desencadeando o aparecimento de tumores ou neoplasias malignas que podem vir a afetar os tecidos vizinhos e provocar metástases. (Gomes, 1987 apud Duarte e Andrade, 2002).
Este tipo de câncer aparece sob forma de nódulose, na maioria das vezes, podem ser identificados pelas próprias mulheres, por meio da prática do auto-exame. A cirurgia é um dos principais tratamentos para o câncer. Muitos tumores podem ser tratados com cirurgia exclusiva; outros, com combinação de cirurgia mais radioterapia ou, ainda, cirurgia mais radioterapia e quimioterapia. ( Cavalcante e Galvão, 2007 apud Palm, 2005).
Portanto amastectomia, radioterapia e a quimioterapia segundo os estudos são as formas de tratamento mais temidas pela mulher, desencadeando sentimentos negativos, de difícil aceitação do tratamento, rejeição devido aos efeitos colaterais, desequilíbrio, físico, psicológico e dor, demonstrado através da repulsa, revolta, descontentamento e sofrimento.
A mulher com câncer de mama torna-se uma pessoa duramenteatingida física, psicológica e socialmente, tanto pela doença como pelo tratamento. Aceitar sua nova condição adaptar-se a nova imagem de seu corpo exige um esforço muito grande para o qual, não estão preparadas. A perda da mama associada à percepção da imagem corporal traz também sensação desfiguramento, vergonha, constrangimento e, ainda, impõem mudanças radicais ao estilo de vida da mastectomizada.Essas mudanças segundo Silva e Mamede (1998, p.70-71) apud Amâncio e Costa,2007): Podem influenciar negativamente no comportamento da mulher, como aparecimento de sentimentos de desvalorização pessoal, com a conseqüente alteração do auto-conceito. E como resultado com grau de auto-estima, a mulher poderá sentir-se incapacitada, com medo de torna-se menos importante para si e para aos outros....
tracking img