Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Iluminismo : fundamento da modernidade
O Iluminismo, surgiu com o único objetivo claro e nobre;a razão humana é o único caminho para se chegar ao conhecimento.È bom lembrar que a sociedade do século XVII era guiada pela fé, superstição ou seja, era uma enorme obscurantismo.
Daí, é designado o nome Iluminismo, e iluministas os filósofos que desenvolveram essas idéias que tinha comoconseqüência a iluminação das capacidades perceptivas das pessoas das trevas da escuridão religiosa.
Foi deveras de grande importância para a inteira sociedade humana tal movimento, conforme expressa no histórico das nações do mundo a parti daí.
O movimento iluministas desenvolver-se plenamente durante o século XVIII,que ficou conhecido como século das luzes, e alcançou maior expressão naFrança.Nessa época,vigorava nesse país um sistema político,econômico e social conhecido como Antigo Regime.
Na política vigorava o absolutismo monárquico, ou seja,o governo era exercido pelo rei,que acumulava todos os poderes em suas mãos,sustentado pela teoria do direito divino.
Na economia ,predominavam as praticas mercantilistas;pelas quais era forte a interferência governamental nos assuntoseconômicos.Sendo assim um problema para os burgueses que desejavam liberdade comercial para expandir seus negócios.
Já nas relações sociais,estava dividida a sociedade em três estados: Primeiro estado, o clero; o segundo estado, a nobreza ; terceiro estado, a burguesia e os trabalhadores rurais. Os dois primeiros mantinham os privilégios típicos da nobreza feudal . A burguesia , apesar de enriquecidapelo comercio , tinha uma participação política restrita. .
Os iluministas criticavam incessantemente o Antigo Regime , ou seja , o absolutismo dos reis , os privilégios da nobreza, do clero, bem como as praticas mercantilistas e a imposição religiosa . Ao mesmo tempo em que defendiam um governo com base na vontade popular , junto com a igualdade de direitos, a liberdade do culto e a expressão eliberdade econômica .
Era anseio dos pensadores iluministas um mundo regido pelo princípios da razão, com menos conflitos e injustiças sociais e onde todos pudessem expressar abertamente e livre seu pensamento , ou seja, que fosse um mundo onde todos colaborassem uns com os outros para que assim atingisse a “felicidade comum”.
Não e difícil perceber a influência e contribuições dos ideaisiluministas na modernidade. Um exemplo disso e a nação independente hoje e potência econômica do mundo, Estados Unidos . Pois as idéias iluministas influenciaram o movimento de independência das trevas colônias inglesas.
Outra contribuição iluminista tão evidente hoje e a grande tecnologia presente no nosso cotidiano. A Revolução Francesa ,por exemplo, foi impulsionada pelo iluminismo . Colocando fimao absolutismo dos reis e os privilégios concedidos á nobreza, proporcionando assim o desenvolvimento do comercio, do setor industrial e inclusive com o decorrer do tempo o tecnológico .
Grande e sem duvida , a contribuição do iluminismo nos aspectos políticos , sociais e econômicos da atualidade não sendo difícil perceber essa influencia na nossa moderna e atrativa sociedade.
Os pensadoresiluministas foram vários ,mas os mais que se destacaram com o seu pensamento iluminador foi Voltaire, que defendia a igualdade de todos perante a lei,bem como a liberdade de pensamento e de religião.Por fazer críticas a igreja católica e aos privilégios sociais ficou conhecido como o ‘’filósofo burguês ‘’.Foi a partir das idéias de Voltaire que alguns monarcas fizeram algumas reformas em seusgovernos.
O iluminismo,é sem dúvida um tema bastante sugestivo e proveitoso para ser usado nas séries finais do ensino fundamental da 7 e 8 séries.Pois irá ficar bem claro na mente deles o longo difícil processo de consolidação da liberdade humana mediante o uso da razão.
E como professores de História temos uma vasta disponibilidade de fontes relacionadas a esse assunto.Seja essa fonte...
tracking img