O trabalho como principio educativo frente às novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Frente ao paradoxo que a escola ,desde como foi entendida como tal, vivera ao longo da civilização; o autor coloca como ponto central duas questões fundamentais: escola para ocupar pessoasou escola para formar pessoas.
No segundo titulo onde se é tratada a origem da educação e trabalho, fica claro a razão da dualidade educacional que se é discutitida até hoje. Se levarmos emconsideração o surgimento dessa concepçaõ é notavel pela propria natureza adaptativa do homem regido pelas leis naturais da sobrevivência humana que as tecnicas de aprendizado era um processo nato. Essepartilhamento do bem comum assim como suas técnicas era coletivo e por conseguinte tambem era repassado e partilhados pelas gerações futuras.
Apartir do surgimento da propriedade privada , quando ohomem delimita o seu espaço geográfico e sobre esse meio estabelece regras , ele passa a ter dominio sobre os meios de subsistencia e passa a ter uma nova relação com os seus semelhantes. Surgindoassim, o processo de produção determinando que o detentor da terra recrute individuos para executar a produçaõ e este ficará ocioso destinado apenas a entender a teoria intelectual da relação homem enatureza.
Neste sentido o autor alega que a escola surge apenas para ocupar o detentor do poder servil. Ela é entendida como consequência dessa nova sociedade, portanto, sua existência ou não, jamaisera decisiva nessa relação já estabelecida.
Na Idade Média essa relação escola e homem não foi alterada. Muito pelo contrário; serviu como um alicerce para educar os nobres e diferenciá-los aindamais da classe servil.
Para o autor o surgimento da sociedade capitalista - teceiro subtitulo - trouxe um novo conceito na forma da relação escola e trabalho. Daí o surgimento da educaçãoprofissional abordada pelo autor como uma educação condicionada e adequada a reprodução e funcionamento dessa relação burguesa x proletariado.
Essa relação escola e trabalho desvinculadas entre si é...
tracking img