iltguil

2188 palavras 9 páginas
2 REFERENCIAL TEÓRICA

2.1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

No dia-a-dia de qualquer pessoa que vive em uma sociedade estão presentes as mais diversas organizações. Mas o que são organizações?
Uma organização, segundo MAXIMIANO(1992) é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Nas organizações da atualidade, instalações físicas, equipamentos e recursos financeiros são necessários, mas são os recursos humanos (pessoas) que trazem a criatividade, planejam e produzem os bens e serviços para garantir a satisfação das pessoas da organização, atingindo assim os objetivos de todos. Segundo a autora LUCENA (2009), a gestão de Recursos Humanos é uma função gerencial responsável pelas decisões integradas que formam as relações de trabalho, englobando as diversas áreas, como direito, medicina, psicologia, sociologia e educação.
O principal objetivo da gestão de recursos humanos está na busca e no desenvolvimento da qualificação, da competência e da utilização adequada dos talentos das pessoas. (LUCENA, 2009) Atualmente a Gestão de Pessoas no Brasil é uma visão estratégica. Segundo CHIAVENATO (2005) as empresas precisam conquistar, reter, desenvolver, motivar e recompensar os talentos de cada pessoa, oferecendo uma organização de trabalho adequada, estrutura organizacional, cultura organizacional democrática e incentivadora para que prosperem.
Dentro das organizações o Sistema de Administração de Recursos Humanos (RH) é uma das áreas mais sensíveis, pois trabalha com a gestão de pessoas, e cada pessoa tem cultura, hábitos, ideias e pensamentos diferentes. Para respeitar as diferenças que existem de pessoa para pessoa a administração de Recursos Humanos tem alguns processos e subsistemas que facilitam a flexibilização das organizações para a aquisição, capacitação, motivação e manutenção das pessoas na organização. O sistema de Administração de Recursos Humanos compõe-se de um conjunto de subsistemas que

Relacionados